Casa de Cultura em Itaboraí celebra 216 anos com programação cultural gratuita
A Agenda reúne lançamentos, exposições, saraus, oficinas e atividades voltadas à valorização da história e do patrimônio cultural do município

A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres (CCHAT), preparou uma programação especial para celebrar o aniversário do espaço cultural, que completa 216 anos. Ao longo do mês de setembro, moradores e visitantes poderão participar de uma série de atividades gratuitas que valorizam a literatura, a memória, o patrimônio e as diferentes manifestações artísticas.
A programação tem início no dia 5 de setembro, às 18h, com o lançamento do livro “O Último Chope no Beco”, de Nilson Martins.
No dia 11 de setembro, às 14h, será realizada a abertura da exposição “Família Alberto Torres, sua origem, relevância e legado”, que destaca a trajetória e a importância da família para a história e a cultura brasileira e itaboraiense. No dia 18 de setembro, a partir das 18h30, a programação especial contará com a "Seresta Amigos Para Sempre", realizada na porta da Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres.
Leia também:
Área de Soltura (ASAS) de Maria Paula recebeu 271 animais silvestres em agosto
SINE de Itaboraí está com inscrições abertas para cursos gratuitos da Firjan
Já no dia 20 de setembro, às 15h, o público poderá participar do Sarau Universos Livres, realizado no Itaboraí Plaza Shopping. No dia 22, às 15h, será a vez da abertura das atividades do novo Espaço de Integração da CCHAT, com a abertura de novos espaços expositivos e a realização de oficinas.
A programação segue no dia 23 de setembro, às 16h, com a oficina “Ykabane-se: demonstração da arte através da flor”. No dia seguinte, 24 de setembro, às 15h, acontece o encontro “Patrimônio e Memória: os caminhos da preservação”, com Mauro Pazzini, Rejane Schneider e Mônica Cadorin, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Encerrando a programação, no dia 26 de setembro, às 14h, será realizado o Sarau (UNI)Versos Livres – Edição de aniversário de 216 anos da CCHAT, com participação do projeto Transvê Poesias.
A Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres é um importante espaço de preservação da memória e difusão cultural de Itaboraí. O casarão histórico abriga exposições, acervo museológico, documental e bibliográfico, além de promover oficinas, saraus e outras atividades gratuitas ao longo do ano.
Serviço
05/09 – 18h
Lançamento do livro “O Último Chope no Beco”, de Nilson Martins.
11/09 – 14h
Abertura da exposição “Família Alberto Torres, sua origem, relevância e legado”.
18/09 – 18h30
Seresta Amigos Para Sempre, na porta da Casa de Cultura.
20/09 – 15h
Sarau Universos Livres – Itaboraí Plaza Shopping.
22/09 – 15h
Início das atividades do novo Espaço de Integração da CCHAT, com abertura de espaços expositivos e realização de oficinas.
23/09 – 16h
Ykabane-se: oficina de demonstração da arte através da flor.
24/09 – 15h
“Patrimônio e Memória: os caminhos da preservação”, com Mauro Pazzini, Rejane Schneider e Mônica Cadorin, do IPHAN.
26/09 – 14h
Sarau (UNI)Versos Livres – Edição de aniversário de 216 anos da CCHAT, com participação do projeto Transvê Poesias.
Endereço: Praça Marechal Floriano Peixoto, 303/305 – Centro – Itaboraí
Entrada gratuita.