Dólar down Euro down
PUBLICIDADE
Search

Documentário mostra trabalho da imprensa na cobertura da pandemia

"Cercados" conta os bastidores da imprensa desde fevereiro

Escrito por Redação | 03 de dezembro de 2020 - 18:05

A plataforma de streaming Globoplay está lançando hoje, 3, o documentário "Cercados - A Imprensa Contra o Negacionismo na Pandemia", que conta os bastidores do jornalismo na cobertura da pandemia de Covid-19 desde fevereiro. As gravações mostram os desafios da cobertura jornalística no Brasil e foca diretamente nos profissionais que estão por trás das câmeras, lentes e notebooks registrando todos os acontecimentos e o agravamento da crise sanitária no país.

O nome do filme faz referência ao local destinado aos jornalistas que fazem a cobertura de imprensa diária no Palácio da Alvorada, onde mora o presidente da república. Todo dia, na saída do Palácio, o presidente para em frente ao cercadinho e fala com a imprensa e apoiadores. O lugar aparece no filme várias vezes. O nome do documentário também traz um significado simbólico que foi apresentando no filme como uma referência ao combate de notícias falsas e ao trabalho preciso da imprensa para checar e apurar as informações, combatendo também o negacionismo à pandemia e às informações científicas que tentaram "cercas" as pessoas das notícias. 

O documentário registrou os bastidores por trás das câmeras ao longo de três meses, com 63 pessoas em cinco cidades (Manaus, Fortaleza, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo), totalizando mais de 400 horas de conteúdo. O filme tem direção de Caio Cavechini.

Matérias Relacionadas