Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar down Euro down
Search

Governo distribuiu toda a cloroquina adquirida enquanto 7 milhões de testes seguem guardados

Saúde colocou a culpa nos governantes e prefeitos

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 27 de novembro de 2020 - 16:37
Governo distribui todo o armazenamento de cloroquina
Governo distribui todo o armazenamento de cloroquina -

O Ministério da Saúde distribuiu para estados e prefeituras todos os 5,8 milhões de comprimidos de cloroquina obtidos, um medicamento sem comprovação científica contra a Covid-19. Segundo a Saúde, o governo não faz estoque do medicamento, apenas distribui de acordo com um pedido prédio dos governantes. 

Enquanto isso, há quase 7 milhões de exames do tipo RT-PCR armazenados no Aeroporto de Guarulhos, São Paulo. A data de vencimento está prevista para dezembro e janeiro e não há previsão de repasse destes produtos. Os testes custaram R$ 290 milhões aos cofres públicos da União.

Novamente, o Ministério da Saúde alegou que não houve repasse para outros estados porque não houve pedidos de prefeituras e estados. No começo da semana, a Câmara dos Deputados considerou esta ação como "absurda" e pediu explicações. 

Em uma breve declaração, o presidente Bolsonaro alegou que o Ministério da Saúde repassou todo o material comprado durante a pandemia para os estados e municípios e, se o material não foi repassado para a população, foi falha dos governantes.

Matérias Relacionadas