Dólar down Euro down
PUBLICIDADE
Search

Moradores do Paraíso pedem poda de árvore que invadiu fiação elétrica

Árvore ameaça também casas do local

Escrito por Redação | 09 de novembro de 2020 - 10:29
Árvore está sobre os fios de energia elétrica do local
Árvore está sobre os fios de energia elétrica do local -

Por Ana Carolina Moraes*

Uma amendoeira está causando transtorno e medo aos moradores da Rua Oscar Maldonado, no bairro Paraíso, em São Gonçalo. Isso porque a árvore que fica localizada na frente do número 619, na beira de um campo de futebol, cresceu sobre os fios de energia elétrica do local e quando venta na região, a vegetação arrebenta os fios. Além disso, há o risco da queda. 

"Tem muitos fios e redes de alta tensão que passam por baixo da árvore e ela está também em uma área de barranco, caso essa árvore tombe, como já está ocorrendo, a árvore vai destruir a casa do pessoal. Já pedimos a ajuda do setor de "Parques e Jardins" da Prefeitura, eles até foram lá, tiraram fotos, mas nunca retornaram. São duas árvores, uma do lado da outra, mas a principal é a maior e a que causa mais problemas de luz para os moradores. Pedimos urgência, nossa situação está crítica", disse um morador que preferiu permanecer anônimo.

O desespero e a vontade de serem ouvidos é tanta que alguns dos moradores do local já tentaram cortar a árvore sozinhos. 

"Já tentamos nos reunir para cortar, mas ela é muito alta. De escada não dá, tem que ser aquele carro mesmo com aquela caçamba, com materiais adequados", disse o morador.

Ele conta que, uma vez, pediram ajuda para a Prefeitura, mas não obtiveram respostas do caso. Isso já faz mais de um ano.

" Toda vez que venta traz um perigo para o pessoal, além do risco de destruição da casa de uma senhora. Às vezes, fazemos até eventos no campo de futebol da rua e fica cheio de criança, mas temos medo do risco da árvore cair e machucar alguém", contou o morador. 

Em nota, a Prefeitura Municipal de São Gonçalo informou que "em função da árvore estar em contato com a rede elétrica, a Enel precisa retirar os galhos em contato com a fiação para que a Prefeitura possa podar o restante, em conformidade com o protocolo seguido pela Secretaria de Meio Ambiente e Subsecretaria de Parques e Jardins."

A Enel Distribuição Rio disse que "enviará uma equipe técnica ao local para verificar o caso mencionado."

*Estagiária sob supervisão de Marcela Freitas 

Matérias Relacionadas