Dólar down Euro down
PUBLICIDADE
Search

Projeto 'Mirins do Estado' leva alegria para crianças de comunidades de Niterói

Iniciativa já beneficiou mais de duas mil crianças

Escrito por Redação | 29 de setembro de 2020 - 19:49
Em seis anos de existência, o projeto passou por diferentes comunidades
Em seis anos de existência, o projeto passou por diferentes comunidades -

"Levar alegria, lazer, olhos brilhantes e sorriso no rosto". Este é o propósito do projeto 'Mirins do Estado' idealizado pela auxiliar administrativa Cintia Cunha, de 35 anos, que pensou na iniciativa como uma forma de diminuir as tensões causadas pelas constantes guerras do tráfico no Morro do Estado e em outras comunidades de Niterói.

"O projeto nasceu em 2014 na Comunidade do Morro do Estado, foi um tempo difícil onde a guerra do tráfico estava fazendo bastante vítimas e me veio à cabeça fazer algo diferente por aquelas crianças que eram tão carentes de lazer.", explicou Cintia.

O 'Mirins do Estado' tem então, desde 2014, realizado ações para as crianças em festividades sazonais, tradicionalmente na Páscoa e no Natal. A princípio, a previsão era de que 150 crianças seriam beneficiadas, mas o projeto expandiu e já passou por cinco comunidades do município, entre elas o Morro do Estado, Chácara, Arroz e Comunidade do Santo Inácio com mais de 2 mil crianças apadrinhadas.

O projeto faz mais do que festas. Também são feitas rodas de conversa com mulheres no Morro do Estado, mutirão de limpeza, festival de cafifa e ações no dia da Consciência Negra.

 

O 'Mirins do Estado', no entanto, não recebe ajuda do governo municipal, estadual ou qualquer outro órgão público, mantendo-se apenas com doações de voluntários, que podem ajudar com recursos financeiros ou brinquedos para as crianças. "Saber que muitas daquelas crianças não teriam uma roupa um brinquedo e poder dar amor e alegria faz tudo valer a pena", diz a fundadora.

Cintia lembra que os que quiserem ajudar o projeto, podem fazê-lo entrando em contato com ela através das redes sociais do grupo, como o Facebook e Instagram

Matérias Relacionadas