Dólar down Euro down
PUBLICIDADE
Search

Itaboraí inicia plano de retomada para volta do comércio

Plano de reabertura foi dividido em três bandeiras coloridas, cada uma representando uma etapa de funcionamento

Escrito por Redação | 19 de junho de 2020 - 16:18

O município de Itaboraí, observando a situação da cidade com relação à Covid-19, dá início nesta sexta-feira (19), à primeira fase do Plano de Reabertura da economia municipal. Este plano de reabertura foi dividido em três bandeiras coloridas, cada uma representando uma etapa de funcionamento: vermelha, amarela e verde.

“A organização por bandeiras coloridas vai nos ajudar a nortear as decisões que estamos tomando para voltar à normalidade de Itaboraí. Os moradores que precisam trabalhar e organizar suas coisas pessoais terão mais tranquilidade para fazer o que for preciso, já que os horários dos comércios e outros serviços poderão funcionar no que for de costume de cada um”, falou o prefeito de Itaboraí, Dr. Sadinoel Souza.

A bandeira vermelha representa a situação em que a cidade estava: vários setores fechados, ou com funcionamento restrito e sem nenhum tipo de evento que pudesse causar aglomeração. Já a bandeira amarela, que começa nesta sexta-feira, começa a flexibilizar algumas atividades ao redor do município.

Salões de beleza, bares e restaurante, academias, lojas de rua e shoppings poderão começar a retomar suas atividades comerciais, com algumas restrições. Para as pessoas que forem a esses ambientes, algumas regras deverão ser respeitadas, como o uso obrigatório de máscaras e o distanciamento social. Os estabelecimentos deverão observar os protocolos da vigilância sanitária e a capacidade de lotação permitida para funcionamento.

“O retorno dessas atividades no município não é um afrouxamento das medidas que estamos tomando para cuidar da saúde da população. Muito pelo contrário. Estamos retomando, aos poucos, com a liberdade que tínhamos de fazer nossas coisas, dessa vez com mais consciência e cuidado. Os serviços que criamos para testagem e atendimento de casos suspeitos e confirmados com Covid-19 não vão parar de funcionar. A cidade está disponibilizando mais leitos para pacientes em estado grave, no Hospital Municipal São Judas Tadeu, então a população contará com todo o suporte necessário para passar por essa crise de saúde universal”, conta o Secretário Municipal de Saúde, Júlio Ambrósio.

Para quem está com os sintomas de coronavírus, a Secretaria de Saúde de Itaboraí recomenda que procure o Espaço Covid-19, anexo ao Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior, em Nancilândia, para ser atendido pelos profissionais que estão lá 24h por dia, todos os dias da semana. O centro de testagem, que funciona em Manilha, onde era a Policlínica, ao lado da Unidade de Pronto Atendimento - UPA, funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, para realizar os testes agendados nas Unidades de Saúde.

A próxima bandeira, segundo organizado no plano de retomada, é a verde. Ainda não tem uma data para essa fase entrar em vigor, que será quando a rotina da cidade voltará a funcionar com normalidade. O responsável técnico pelo projeto, Yohans Esteve, deixou um pedido para os moradores de Itaboraí:

“Estamos lutando para as atividades da cidade voltarem a funcionar, mas a consciência para prevenção deve continuar a mesma. Não deixem de usar máscaras ao sair de casa, e só saiam se for necessário. O vírus existe e ainda está deixando diversas pessoas doentes, o melhor remédio continua sendo a prevenção. Então, se proteja”, alertou ele.

Matérias Relacionadas