Dólar down Euro down
PUBLICIDADE
Search

Fisioterapeuta dá dicas de como fazer exercícios físicos com objetos de casa

O ideal é manter o corpo das pessoas em movimento

Escrito por Redação | 21 de abril de 2020 - 14:00

Por Ana Carolina Moraes*

Manter o corpo em movimento é uma das práticas mais importantes para as pessoas nesta época de isolamento social causado pelo coronavírus. Pensando nessa ideia, o fisioterapeuta e também professor da Universidade Salgado de Oliveira (Universo), Blair José Rosa Filho, de 57 anos, pensou em como instruir pessoas a fazerem exercícios fáceis em casa e com materiais do cotidiano, para, dessa forma, realizar um processo divertido e acessível a todos.

Blair é formado em fisioterapia há mais de 30 anos e tem um currículo extenso com dois mestrados, duas especializações, trabalha com o magistrado há 23 anos, fez 18 cursos de aprimoramento e participou de 85 cursos ministrados. Por isso, ele resolveu utilizar tda sua experiência para ajudar as pessoas na quarentena.

"Resolvi fazer esses exercícios utilizando materiais que temos em casa para que as pessoas que estão em confinamento social mantenham sua atividade. Fazemos atividades físicas o tempo todo, como lavar, passar, mas exercício orientado é algo diferente. Utilizei coisas que temos em casa como cinto, um quilo de arroz e de feijão, cano, elástico e etc", contou Blair, ao falar sobre o surgimento da ideia dos exercícios. 

Confira algumas das ideias propostas por Blair em parceria com o Crefito 2 (Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Segunda Região) e com o Instituto de Trauma Ortopédico de São Gonçalo.

Exercícios com cabo de vassoura ou cano 

Dois dos exercícios propostos por Blair podem ser feitos com uma vassoura ou um cano. A ideia é que a pessoa segure a vassoura ou o cano na vertical na sua frente para que ela lhe dê equilíbrio. No primeiro exercício, a pessoa deve se apoiar na vassoura e repetir o movimento de ficar com os pés retos no chão e depois ficar só na ponta dos pés. O movimento repetitivo fortalece as panturrilhas.

Um outro exercício com o apoio do cabo de vassoura é fazer uma pequena flexão com o joelho, no entanto, o joelho não pode passar da ponta dos seus pés da pessoa. A ideia desse exercício é fortalecer os quadríceps.

Exercícios com 1kg de arroz

Para os próximos dois exercícios, é necessário separar 1kg de arroz. Em uma das mãos, a pessoa deve segurar o saco com um quilo de arroz com o braço na posição de 90º. Após isso, a pessoa deve flexionar o cotovelo. A ideia é fortalecer os músculos do braço.

Um outro exercício é segurar o quilo de arroz com o braço esticado ao longo do corpo, após isso, a pessoa deve fazer uma abdução do braço, ou seja, movê-lo na lateral, levantando o quilo de arroz junto.

Blair recomenda que todos os exercícios durem, pelo menos, de 10 a 15 segundos e sejam repetidos de 5 a 6 vezes. Além disso, o profissional informa que a pessoa não pode se esquecer de manter uma boa respiração durante todo o processo, puxando o ar pelo nariz e soltando devagar pela boca.

Blair ainda afirma que esses exercícios são recomendados para todas as pessoas, principalmente, as que estão passando por um processo pré ou pós-cirúrgico e se encontram no grupo de risco do coronavírus, seja por ser idoso ou por ter doença crônica.

"A nossa ideia é que a pessoa que está em confinamento social possa melhorar o condicionamento dela, já que nosso corpo é movimento o tempo todo. Pretendemos ajudar os pacientes que já estavam em tratamento fisioterapêutico para que eles não parem de se exercitar e não descompensem o corpo em um pós ou um pré-operatório. O exercício também é bom para pacientes com doenças degenerativas. A ideia é fazer com as pessoas se mantenham firmes, saudáveis e ativas", contou o fisioterapeuta.

Para quem quiser mais dicas de exercícios, basta seguir o Instagram da clínica de Blair, a Fisio + (@fisiomaissg). A clínica se localiza na Rua Dr. Francisco Portela 2279, na Parada 40. Os telefones de contato da clínica são: 3857-0966 / 3857-7699 / 3857-2616.

Estagiária sob supervisão de Cyntia Fonseca*

Matérias Relacionadas