Dólar down Euro down
PUBLICIDADE
Search

Hotel arrendado pela Prefeitura de Niterói começa a receber moradores de rua

Iniciativa tem como objetivo o combate ao avanço do coronavírus na cidade

Escrito por Redação | 04 de abril de 2020 - 12:30

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, anunciou nesta sexta-feira (03) durante pronunciamento nas redes sociais, que um hotel no Centro de Niterói, com capacidade para 70 pessoas, começou a receber moradores de rua para a quarentena. A iniciativa de arrendamento do hotel por parte da Prefeitura de Niterói, tem como objetivo o combate ao avanço do coronavírus na cidade.

“Já recebemos neste primeiro dia, 15 moradores de rua. Uma notícia muito positiva. Essas pessoas, evidentemente, estão precisando deste suporte e nós vamos, também, através desse acolhimento, fazer o atendimento de saúde e de assistência social para eles”, disse o prefeito. Rodrigo Neves acrescentou que a população pode ligar para o telefone 153 caso verifique algum caso de pessoa vivendo em situação degradante. Equipes da assistência social irão até o local convencer o morador de rua a aceitar o acolhimento.

O secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Axel Grael, explicou que cada morador encaminhado para o hotel assinará um termo de compromisso para cumprir a quarentena no local.

“Neste hotel, essas pessoas receberão alimentação e terão todas as condições de fazerem o isolamento social com segurança. Além dos abrigos do município, agora elas contarão com mais esse espaço, ampliando o número de vagas para o acolhimento”, pontuou Grael.

O prefeito Rodrigo Neves destacou ainda o Programa Renda Básica Emergencial, que vai oferecer para 35 mil famílias, que estão no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal em Niterói, um auxílio de R$ 500 por três meses (abril, maio e junho). Segundo o secretário Axel Grael, a distribuição dos cartões deve começar a partir do próximo dia 20. “Estamos trabalhando na organização para que essa entrega seja feita de uma forma que evite grandes aglomerações, garantindo a segurança de todos

A secretária municipal de Fazenda, Giovanna Victer, informou que já está no ar o site para consulta do cronograma de entrega dos cartões para o pagamento do auxílio de R$ 500, por três meses, aos Microempreendedores Individuais em situação regular e que se cadastraram para requerer o benefício. A retirada será feita entre os dias 13 e 17 de abril. Os cartões serão entregues por ordem alfabética e ao longo da semana, para evitar a aglomeração de pessoas no local da retirada.

“É fundamental que as pessoas só compareçam no local, no dia e hora marcados e com seu documento de identidade e recibo impresso. Tudo foi organizado para evitar aglomerações”, afirmou a secretária, que ressaltou que os cartões só receberão os créditos no dia 23 de abril.

O prefeito Rodrigo Neves ressaltou o crescimento de óbitos no Brasil e na cidade do Rio de Janeiro, em comparação com Niterói.

“Em 22 de março, um dia antes de começarmos o isolamento social em Niterói, nós tínhamos um óbito na cidade do Rio de Janeiro e um em Niterói. Hoje o Rio tem 36 mortes e Niterói não registrou mais nenhuma. Graças à conscientização da maioria dos cidadãos, que estão fazendo o isolamento social, nós estamos conseguindo vencer essa batalha contra o coronavírus. O ato de ficar em casa, levado a sério pela população de Niterói, está fazendo a diferença”.

O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, informou que a vacinação contra gripe segue suspensa, enquanto o município espera a chegada de uma nova carga do ministério da saúde, prevista para segunda-feira. Por isso, a campanha será retomada na terça-feira.

Matérias Relacionadas