Dólar down Euro down
PUBLICIDADE
Search

UFF produz máscaras e respiradores para ajudar na luta contra o coronavírus

A iniciativa veio de um estudante de mestrado da universidade, que agora conta com o apoio de professores

Escrito por Redação | 26 de março de 2020 - 17:30

Por Tatiane Gomes*

Após a pandemia que tem assolado países pelo mundo afora chegar ao Brasil, alunos e professores da Universidade Federal Fluminense (UFF) trabalham em conjunto para ajudar no enfrentamento ao Covid-19. O projeto começou com a ideia do aluno de mestrado em Engenharia de Biosistemas, Lucas Getirana, de criar máscaras que protegessem do vírus os profissionais de saúde. Com a ajuda de professores, a iniciativa foi incrementada com a produção de respiradores para pacientes da infecção respiratória.

Os protótipos são feitos em impressoras 3D, e recebem auxilio e orientação de professores de diversas áreas da medicina e enfermagem, além do setor de engenharia. Esses projetos vêm sendo testados e acompanhados de perto em várias unidades de saúde, sendo o principal, o Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap), em Niterói.

"Por enquanto estamos imprimindo o material em casa. A partir da semana que vem , em acordo com a Reitoria e a Escola de Engenharia, iremos montar um centro de reprodução e fabricação nessa escola. Seguindo, é claro, as recomendações sanitárias. Vamos criar esse centro para tentar cuidar desse projeto e aumentar a escola de impressões", contou o doutor em Engenharia Civil e professor da UFF, Márcio Cataldi.

Qualquer órgão de saúde pode requisitar os projetos para serem replicados entrando em contato com os responsáveis a frente da produção pelos seguintes números: (21) 98571-0169 e (21) 98352-0940.

Contando também com o auxílio dos professores Ivanovich Lache e Daniel Henrique Nogueira Dias, o projeto é de baixo custo, no entanto tem certo valor e por isso conta com doações.

Para doar qualquer quantia para a campanha, que busca arrecadar recursos para produção de máscaras, aventais, álcool 70% e fórmulas de desinfecção pública; aquisição de matérias-primas para equipamentos de proteção individual para profissionais de saúde; material de consumo para laboratórios; entre outras; deverá ser feito depósito ou transferência bancária a favor de: FUNDAÇÃO EUCLIDES DA CUNHA - CNPJ: 03.438.229/0001-09 - BANCO DO BRASIL - Ag. 4767-8 - Conta 55.023-X.

Para saber tudo sobre a campanha, clique aqui.

Estagiária sob supervisão de Cyntia Fonseca*

Matérias Relacionadas