Dólar down Euro down
PUBLICIDADE
Search

Witzel fala sobre planos para a Linha 3 do metrô, que ligará SG e RJ

Witzel ainda prometeu uma estação de barcas e um terminal

Escrito por Redação | 25 de janeiro de 2020 - 16:15

O governador do Estado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, comentou sobre alguns planos de mudança no transporte para São Gonçalo nessa sexta-feira (24). O pronunciamento do governador foi feito durante a cerimônia de inauguração do programa São Gonçalo Presente. No local, Witzel falou sobre os planos para a Linha 3 do metrô, que ligará São Gonçalo e Rio de Janeiro, e sobre a ideia de criar uma estação de barcas no município.

A Linha 3 promete ligar uma margem a outra da Baía de Guanabara. O trajeto do metrô será de 30 minutos e ajudará cerca de 700 mil pessoas que precisam ir constantemente para o outro lado da Ponte Rio-Niterói. Com base nessas pessoas, Witzel fez sua promessa. “Eu sei da dificuldade de quem sai daqui de São Gonçalo e vai para o Rio, usando o transporte público. É caro e lento”, afirmou o governador. 

O projeto da Linha 3 do metrô existe desde 1968. De lá para cá, diversos governos vêm prometendo que a ideia será implementada. Inclusive, o governo Dilma havia feito essa promessa para os gonçalenses em 2013. Mas, o projeto, que em 2014 custava R$ 5 bilhões, nunca saiu do papel.

A Linha 3 está no papel há tanto tempo, que, inclusive, a Linha 4, que liga Zona Sul da Tijuca à Barra da Tijuca, já está em funcionamento. Essa linha custou três vezes mais do que o projeto da Linha 3. 

Witzel ainda prometeu que o estado está avaliando se o projeto vale a pena ou não, com base em seus custos. "Estamos estudando se a melhor forma (de resolver a situação) é a Linha 3 ou colocar as (estações de) barcas. Ainda neste ano vamos reestruturar o transporte”, disse ele.

Se construída, a Linha 3 terá 22 metros de extensão, mas ainda não se sabe qual será seu trajeto e suas estações. Além disso, o governador também prometeu estudar a ideia de construir um terminal de ônibus em São Gonçalo, para que os moradores não precisem se deslocar até Niterói para conseguirem viajar.

Matérias Relacionadas