Dólar down Euro down
PUBLICIDADE
Search

Maquiador sofre ataque racista após participar de concurso com modelo negra

Leonardo revelou, ainda, que não é a primeira vez que passa por essa situação

Escrito por Redação | 11 de outubro de 2019 - 15:25

Por Daniela Scaffo

Um maquiador de São Gonçalo sofreu ataque racista após participar de um concurso de maquiagem demonstrando técnicas em uma modelo negra. Segundo Leonardo Oliveira Pacheco, mais conhecido como Leonardo de Gannancyr, de 26 anos, ele recebeu mensagens criminosas de um homem em seu WhatsApp após o resultado do concurso 'Make explosão de cores', promovido por Pri Lessa.

No concurso, foram escolhidas seis maquiagens reproduzindo uma técnica elaborada pela maquiadora. As imagens foram divulgadas e os internautas votaram a partir de uma enquete nas redes sociais, na última segunda-feira (7).

Apesar de Leonardo não ter sido o ganhador do concurso, um homem teria entrado em contato com ele através de um aplicativo de mensagem e feito ataques racistas a ele e a modelo que ele maquiou.

"Oi, Leonardo. Não se (sic) conhecemos mas te sigo e venho te falar o segredo do sucesso. Sua maquiagem em pele negra é linda, mas será muito difícil você conquistar o mercado. Aquela maquiagem que fez colorida não fica boa na tonalidade de pele dela, por isso é importante usarmos modelos de pele branca. A cor sobressai muito mais", escreveu o suspeito na mensagem.

Segundo o maquiador, ele teria acordado na madrugada da última quarta-feira (9) e visto a mensagem. Após Leonardo responder o suspeito, mais um ataque racista vindo da mesma pessoa: "Você quer quebrar um padrão que nunca vai conseguir. Sinto muito, mais (sic) sua pele negra não vai sair disso". E complementa: "Vou lavar louça e você lava o corpo de suas modelos sujas, quem sabe assim elas não ficam claras".

Em mais um ataque de ódio, após o maquiador escrever: "vai pro inferno, seu nojento idiota", o suspeito retruca: "não vou não. Não quero encontrar com você lá. Lá foi feito para a sua raça".

Leonardo explicou que não é a primeira vez que ele passa por essa situação. Maquiador especialista em pele negra, ele contou que as pessoas costumam colocar imposições para maquiagens em negros, como contornos, cores, entre outros. 

"A gente não achava que a maquiagem daria tanta repercussão. Perdemos, mas fiquei feliz por ter sido um dos finalistas do concurso e saí postando em vários grupos de maquiadores. Acredito que tenha sido dessa forma que esse homem que enviou as mensagens racistas tenha encontrado o meu número. Fiquei tão desorientado quando li as mensagens, que mandei mensagem para a advogada que faz os documentos do meu curso. Ela sentiu a causa, ficou muito abalada e disse que irá comigo até o final", explicou Leonardo, que é maquiador desde os 17.

Após a repercussão, Leonardo recebeu muitas mensagens, tanto de apoio, quanto perversas, dizendo que o maquiador queria um minuto de fama. Perfis de maquiagens nas redes sociais e até mesmo a Pri Lessa se manifestou sobre os ataques racistas.

Ele explica que participou do concurso para ser reconhecido, mas não queria que tivesse acontecido dessa forma.

"A fama veio de uma forma que eu não queria que viesse. A repercussão está vindo de forma ampla, mas queria que fosse diferente. Eu não estou nem conseguindo ler as mensagens do Instagram, pois tem muitas coisas positivas, mas muitos ataques de pessoas racistas ou que defendem um comportamento racista", finalizou o maquiador, que tinha 88 mil seguidores e hoje já ultrapassa a marca de 115 mil.

O caso foi registrado e está sendo investigado pela 74ª DP (Alcântara).

Matérias Relacionadas