Dólar down Euro down
PUBLICIDADE
Search

Racismo é tema de curso do Fórum Interconselhos de Direitos

Serão ao todo quatro encontros

Escrito por Redação | 15 de agosto de 2019 - 11:41

Por Daniel Magalhães 

Acontece hoje (15), no Ministério Público de São Gonçalo as aulas do curso "Racismo que existe em nós". O curso com carga horária de 20 horas é organizado pelo Fórum Interconselhos de Direitos, que integra a estrutura da Secretaria de Políticas Públicas para Idoso, Mulher e Pessoa com deficiência da Prefeitura de São Gonçalo.

No curso será abordado como o racismo está institucionalizado na sociedade brasileira e como podemos identificar atitudes racistas, mesmo em quem se auto proclama 'não racista'. O curso de capacitação, voltado para conselheiros de direitos e lideranças comunitárias do município, é um pontapé inicial para elaboração de políticas públicas e resoluções dentro dos Conselhos de São Gonçalo.

Com aulas nos dias 15 e 29 de agosto e também 05 e 12 de setembro, o curso trará professores especialistas no tema. Eles abordarão assuntos como violência contra a mulher e a juventude negra e a desigualdade social sob a perspectiva racial.

Segundo os organizadores, o evento é importante para que as pessoas possam identificar o racismo em várias esferas da sociedade. "Nós ainda temos muitos preconceitos arraigados e, por mais que falemos que não somos racistas, muitas vezes nossas práticas, nosso olhar e nossa forma de ver a sociedade ainda tem comportamentos preconceituosos. A gente vai tentar desconstruir os estereótipos racistas que temos em nossa formação desde que nascemos",  explicou Marisa Chaves, fundadora do Movimento de Mulheres de São Gonçalo.

As aulas começam às 9h30 e os interessados podem se inscrever gratuitamente no auditório do primeiro andar do Ministério Público de São Gonçalo, na Avenida Doutor Getúlio Vargas, 2670, Santa Catarina. A organização pede a doação de 1 kg de alimento não perecível para os participantes.

Gestantes- Nesta quinta-feira (15) às 14h, outro evento importante acontece na cidade. O Movimento de Mulheres, organiza mais uma edição da Roda de conversa com gestantes. O evento, que está comemorando seu quinto aniversário, serve como um espaço de acolhimento e troca de experiências entre gestantes, familiares e amigos, também aborda temas delicados, porém importantes, como a violência obstétrica, o incentivo ao parto normal e mais humanizado.

A Roda de Conversa acontece na Igreja Presbiteriana de São Gonçalo, na Rua Francisco Portela, 2767, Zé Garoto.

Estagiário sob supervisão de Marcela Freitas 

Matérias Relacionadas