Dólar down Euro down
PUBLICIDADE
Search

Prefeitura de São Gonçalo adquiri um novo equipamento de mamografia

A meta é atender cerca de 1.900 pacientes mensalmente

Escrito por Redação | 13 de julho de 2019 - 16:58

 Prefeitura de São Gonçalo adquiriu um novo equipamento de mamografia, que já está no Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem, no Zé Garoto. Na sexta-feira (12), o prefeito José Luiz Nanci visitou a unidade na companhia do secretário de Saúde, Jefferson Antunes, para conferir os atendimentos do exame que visa prevenir e detectar precocemente o câncer de mama. O investimento irá trazer inúmeros benefícios à população, como o aumento significativo na oferta deste exame em mais 40% ao mês. A meta é atender cerca de 1.900 pacientes mensalmente, com laudo garantido em até 15 dias úteis.

Para o prefeito, o novo aparelho irá agilizar a realização dos exames, consequentemente acabar com a fila de espera. "É um grande reforço para a saúde da mulher em nosso município. Um aparelho mais moderno ajuda a otimizar o processo de diagnóstico", comemora o prefeito José Luiz Nanci. 

Segundo o secretário de Saúde, Jefferson Antunes, o novo equipamento irá somar com os atendimentos do Espaço Rosa e do mamógrafo móvel do Sesc Mulher, que atuará no município até 30 de julho. "É um serviço de alta tecnologia, com qualidade e bem estar ao paciente, que irá somar aos serviços já atuantes e acabar com a fila de espera", explica. 

O mamógrafo trabalha com menos carga de radiação, não polui, a revelação é digital e possui alta resolução, maior definição e a compressão na mama é reduzida pelo maquinário ser mais sensível à captação das imagens.

"A inovação do equipamento garante mais qualidade no diagnóstico, já que ele produz uma imagem de alta definição que permite ao médico radiologista uma visualização mais detalhada das mamas, podendo assim perceber até mesmo as pequenas alterações", garante a diretora do Centro de Imagem, Simone Oliveira. 

Moradora de Itaúna, a aposentada Angela Maria Pereira, 63 anos, realiza o exame anualmente e percebeu a diferença com a utilização do novo aparelho. "Achei ele mais rápido e menos dolorido. Minha nora está com câncer de mama e isso me atentou de que estava na época de realizar o exame. Em duas semanas marquei e estou fazendo", conta.  

Para realizar a mamografia é necessário que a paciente passe pelo ginecologista, onde é feito a solicitação do exame, que é encaminhado pela unidade de saúde à Central de Regulação. 

Equipamento

A máquina da marca Senographe Crystal da Ge HealthCare é digital e uma das mais modernas do mercado. Além da excelente qualidade de imagem 2D proporcionada por tecnologias atualizadas, seu design ergonômico e compacto, funções automatizadas e sua interface intuitiva contribuem para uma maior produtividade e o conforto da paciente. O equipamento possui dois tipos de configuração, para mamas largas ou pequenas e densas. Dessa forma, o detector se adaptará às particularidades de cada paciente.

Matérias Relacionadas