Dólar down Euro down
PUBLICIDADE
Search

Moradores de Jardim Catarina são diagnosticados com doença após contato com esgoto

Todos os contaminados moram na mesma rua

Escrito por Redação | 13 de julho de 2019 - 10:53

Moradores da Rua Florentino Giovani, no Jardim, Catarina, relatam que uma doença infecciosa denominada Celulite Bacteriana, já fez quatro vítimas, todos da mesma rua.

Segundo eles, a principal causa da doença é o esgoto que segue vazando e avançando pelas casas, o que faz a área tornar-se foco de ratos, moscas e outros insetos. Além disso, o local conta com manilhas de esgoto muito finas, não suportando assim a demanda da rua, de acordo com os moradores.

José da Silva, de 55 anos, foi a primeira vítima diagnosticada com a doença e cuja história já foi contada por O SÃO GONÇALO em junho. A esposa dele contou que o contágio se deu após o marido tentar desentupir o bueiro com ajuda de outros vizinhos.

“A doença acabou com ele, um homem forte, trabalhador. Era açougueiro e agora está deitado em uma cama de hospital desde janeiro deste ano. É muito sofrimento vê-lo nessa situação por causa de uma irresponsabilidade das autoridades que nada fazem”, desabafou Luciene, esposa de José.

O sofrimento da família de Luciene continua pois todos da rua continuam vulneráveis a pegar a doença. Outras três vítimas moradores da mesma rua, também foram diagnosticadas com a Celulite Bacteriana nos últimos meses.A realidade de viver em meio ao esgoto e infestação de insetos é algo que moradores da rua vem tentando lutar para que tenha fim. Eles contam que por diversas vezes entraram em contato com a prefeitura e com a Cedae, mas nada foi feito.

“Independente de ser ou não um lugar de risco tem que haver suporte para nós. Nossos amigos e familiares estão ficando doentes e essa bactéria se espalha pelo corpo todo, é altamente perigosa e pode tomar proporções ainda maiores”, disse uma das moradoras do local, Bruna Souza.

Questionada, a Prefeitura de São Gonçalo respondeu que “mandará uma equipe analisar o fato e verificar se pertence a Prefeitura. Caso sim, nos próximos dias serão tomadas as devidas providências”.

Já a Cedae informou que o vazamento não pertence a rede da Companhia.

Infectologista explica as causas da enfermidade

Para o professor e especialista em Doenças Infecciosas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ), Edimilson Migowski, que avaliou o caso de Ubiraci da Silva, através de imagens enviadas por OSG, a situação dele é mais grave e vai além de uma celulite bacteriana. O especialista acredita que há outros fatores que agravaram o estado de saúde.

Edimilson explica ainda que as regiões onde se têm muita proliferação de insetos e esgoto a céu aberto é uma abertura para que várias doenças ocorram com maior incidência.

“Alguns exemplos são as infecções de pele, e as intestinais, que acabam levando a quadros de anemia. Esse ambiente é um local muito desfavorável para se ter uma vida saudável”, disse.

O profissional ainda alerta que “um governante que deseja fazer o bem para a população, o primeiro ato é oferecer água de qualidade e tratamento de esgoto. O segundo ato é a vacinação em dia e uma boa estratégia na saúde da família, com médicos e enfermeiros que possam atuar nessas regiões para fazer um trabalho”, afirmou.

A celulite bacteriana tem uma relação estreita com a falta de higiene e a falta de cuidados com o próprio corpo.

“Uma boa educação de saúde evitaria 90% dos casos de doenças que observamos na cidade de São Gonçalo”, concluiu.

Matérias Relacionadas