Dólar down Euro down
PUBLICIDADE
Search

Cineasta gonçalense busca ator negro para protagonista do seu quinto filme

Cineasta Victor Quintanilha ganha edital municipal e vai rodar curta-metragem em Niterói

Escrito por Redação | 24 de abril de 2019 - 14:22

Por Rennan Rebello

Em janeiro de 2017, O SÃO GONÇALO contou a trajetória do gonçalense Victor Quintanilha, de 28 anos, que havia regressado de Cuba, onde estudou na Escola Internacional de Cinema e Televisão (EICTV). Desde então, ele vive no Rio atuando no mercado no mercado audiovisual. Recentemente, o cineasta ganhou um edital público de incentivo a produções cinematográficas em Niterói, e irá rodar seu quinto trabalho como roteirista e diretor do curta-metragem ‘Portugal Pequeno’.

“Um amigo muito próximo que estudou comigo em Cuba e que será o editor do filme me mostrou este edital e perguntou se eu não tinha nenhum projeto guardado que se passasse em Niterói. Respondi que não, mas que poderia pensar em alguma coisa. Então, vi uma oportunidade de filmar na minha região. A primeira ideia que me surgiu foi filmar em Portugal Pequeno, que é um bairro pesqueiro que fica no meio de estaleiros enormes. Sempre me interessei por esse lugar e sempre o observava todas as vezes que cruzava a ponte Rio-Niterói para ir para faculdade (na PUC-Rio)”, disse Victor que contará com outros ex-colegas de EICTV em sua produção. A trama contará a história de um jovem que vive em uma colônia de pescadores mas que sonha em ser um artista reconhecido no funk.

“Portugal Pequeno conta a história de Jonatan, um jovem que ajuda o pai na pesca na Baía de Guanabara, mas que paralelamente sonha em ser um famoso MC. A família do Jonatan é composta apenas por ele e seu pai, Álvaro. Os dois são bastante amigos, apesar do pai receber com resistência esta vontade do filho. A nossa ideia é exaltar o funk como uma expressão cultural popular rica, uma arte que está relacionada à cultura negra”, explicou o idealizador, que também revelou que poderá acontecer gravações em sua ‘terra natal’.

“A gente vai filmar muito provavelmente na primeira quinzena de agosto. Até lá, ainda temos muito trabalho. Primeiro, estamos fazendo montando o elenco e um pouco mais a frente começaremos a buscar outras locações e em São Gonçalo, deverá acontecer as filmagens em bailes funk. Mas ainda preciso visitar alguns bailes para encontrar o espaço ideal e que também nos permita a gravar”, finalizou.

Para o curta, Victor e equipe estão em processo da escolha do elenco, principalmente do ator que será o protagonista de sua trama autoral. Em busca do protagonista, os idealizadores estão à procura de atores que sejam negros na faixa etária dos 17 a 23 anos. Para a realização do teste para este papel, a equipe de produção não exige que os candidatos tenham alguma experiência prévia como ator.

Os interessados nesta oportunidade devem entrar em contato até o dia 5 de maio através do e-mail: curtaportugalpequeno@gmail.com.

Matérias Relacionadas