Dólar down Euro down
PUBLICIDADE
Search

Cães da guarda de Rio Bonito auxiliam PMs em operações

Animais serão usados nas ruas permanentemente

Escrito por Redação | 15 de março de 2019 - 08:11

A Guarda Municipal de Rio Bonito realizou uma operação com apoio da Polícia Militar contando com os cães do canil municipal, criado no início do ano pelo prefeito José Luiz Mandiocão. A blitz, montada na manhã de ontem na Rua Martinho de Almeida, em frente à base do SAMU, na Mangueirinha, parou carros, caminhões, ônibus e vans que fazem o transporte intermunicipal, à procura de armas e drogas. O Canil tem por finalidade auxiliar os guardas municipais na proteção de bens, serviços e instalações do município, atuando mediante planejamento próprio, isoladamente, ou em apoio a outros órgãos, como aconteceu hoje.

Segundo secretário de Segurança e Ordem Pública, Márcio Soares, a prefeitura vem prestando o auxílio necessário para que a ação conjunta seja realizada com sucesso. Ele disse que a operação utilizando os animais do canil foi muito positiva, já que o cão pode ser utilizado em diversas missões.

“Os cães vieram compor, de forma muito positiva, o trabalho do nosso efetivo. Eles podem ser utilizados em operações de busca, resgate e salvamento e demais operações de socorro com apoio à Defesa Civil, além de colaborar, de forma integrada, com os órgãos de Segurança Pública, em ações conjuntas que contribuam com a paz social, entre outros”, afirma Soares.

Operações - Esse trabalho conjunto com os policiais da 3ª Companhia do 35º BPM (Itaboraí) não têm prazo para terminar. O objetivo é coibir o tráfego de armas e drogas, principalmente no transporte coletivo; fiscalizar os veículos que estejam com documentação irregular, as motos sem placa e também os pilotos que insistem em dirigir sem capacete e sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

De acordo com o comandante da 3ª Companhia Independente de Polícia Militar (3ª CIA) de Rio Bonito, Tenente Macena, este tipo de ação ocorrerá diariamente.

“É importante esse tipo de operação em conjunta com a Guarda Municipal, sempre com o objetivo de coibir o tráfico de armas e drogas, voltada para a abordagem no transporte coletivo e individual. Muitos traficantes carregam pequenas quantidades de drogas que, muitas vezes, o policial não consegue encontrar. Mas com a utilização do cão o sucesso desse tipo de operação é garantido”, afirmou o oficial.

Matérias Relacionadas