Professor de jiu-jitsu de exército árabe ajuda lutadora niteroiense

A atleta de luta olímpica Shayanne Victoria da Silva, de 17 anos, que treinava descalça ou com sapatilhas emprestadas, teve uma grata surpresa na última semana. Ela ganhou do professor de jiu-jitsu Rodrigo Barboza, 35, que atualmente dá aulas ao Exército dos Emirados Árabes
, um par novinho de sapatilhas e uma quantia em dinheiro como forma de incentivo.
Rodrigão, como é popularmente conhecido, soube da história através do treinador de Shayanne, Bira Fernandes, 37. O SÃO GONÇALO registrou a entrega dos presentes. “Sei das dificuldades que passam os atletas e da importância para os treinos em ter o equipamento adequado.
Hoje, eu dou aulas e consigo viver do jiu-jitsu, mas nem sempre foi assim. Se atualmente faço o que amo é porque fui muito ajudado. Ao saber da história da Shayanne e sua dedicação, resolvi colaborar. O sorriso no rosto dela paga qualquer coisa”, afirmou o ex-morador de São Gonçalo, campeão mundial de jiu-jitsu, em 2013, e primo do lutador de MMA, Rafael dos Anjos, que atualmente mora nos Estados Unidos.
Ao receber a sapatilha, Shayanne era só sorrisos. “Estou muito feliz com todas as coisas que a luta tem me proporcionado. Antes de começar a lutar, só pensava em bagunça. Mas depois que conheci o Bira, dei um novo sentido para minha vida. Foi em uma derrota em um campeonato brasileiro que percebi que o trabalho era sério e tinha que mudar a minha postura. Hoje, vejo e penso no futuro.
Vou vencer todas as dificuldades e me formar em Educação Física, trabalhar com luta e chegar a uma Olimpíada”, disse a menina de olhos brilhantes.
História de superação - A maior luta de Shayanne começou mesmo muito antes de pisar nos tatames.
Moradora de São Domingos, em Niterói, ela vive com a avó, que ficou com sua guarda após a morte da mãe. Ela nunca conheceu o pai. Mas o cenário que tinha tudo para ser ruim, vem sendo modificado graças ao esporte.
Descoberta na escola em que estuda, o Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho (Iepic), pelo professor de Wrestling (esporte de combate que envolve técnicas de luta) Bira Fernandes, ela vem se destacando na modalidade de luta olímpica.