Dólar down Euro down
PUBLICIDADE
Search

Febre amarela em SG e Niterói

Autoridades de saúde registram um caso em cada cidade. Pacientes contraíram doença em Maricá

Escrito por Redação | 13 de junho de 2017 - 10:00

Por Sérgio Soares

A febre amarela, doença que ganhou uma frente especial de combate por parte das autoridades de Saúde do Estado, chegou a São Gonçalo e Niterói. O mais recente boletim da Subsecretaria de Vigilância da Secretaria Estadual de Saúde, divulgado ontem, informa a ocorrência de um caso na primeira cidade e outro na segunda. Segundo a relatório, os moradores das duas cidades contraíram a doença em Maricá, onde já havia sido registrado um óbito por febre amarela no mês de abril.

Computado o caso de Maricá, o total de óbitos em decorrência da doença subiu para oito em todo estado em 2017 -sendo dois em Porciúncula, dois em Macaé, um em Casimiro de Abreu, um em Silva Jardim e outro em Santa Maria Madalena. O novo boletim mostra avanço da doença no interior, computadas as mortes, o número de casos registrado chega a 21, mais do que o dobro dos totalizados pela Secretaria Estadual de Saúde no mês de abril, de dez registros, com cinco óbitos. Casimiro de Abreu, na Baixada Litorânea, lidera a lista, com o registro de sete casos e um óbito.

Macacos - As autoridades de saúde também confirmaram casos de febre amarela em macacos nas seguintes cidades: São Sebastião do Alto, Campos dos Goytacazes, Maricá, Carmo, Rio das Flores, Macaé, Petrópolis, Macuco, Santa Maria Madalena.

Maricá - O primeiro paciente com febre amarela a chegar a óbito na região morava em Bananal, Maricá. Ele morreu no dia 19 de abril no Hospital Evandro Chagas, da Fundação Instituto Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio.

Amostras de sangue foram colhidas e dois laboratórios da rede oficial confirmaram o óbito: o Laboratório Central de Saúde Pública do Rio de Janeiro (Lacen), e o laboratório da Fiocruz.

Por causa da morte, a Prefeitura de Maricá começou uma vacinação de bloqueio nas áreas rurais próximas ao bairro onde oNa paciente vivia. A medida integra o protocolo de atuação da Secretaria de Saúde local e ainda está em andamento.

Matérias Relacionadas