Dólar down Euro down
PUBLICIDADE
Search

Clínica ‘na mira’ do MP em SG

Órgão investiga denúncias de familiares sobre supostas irregularidades em casa de saúde

Escrito por Redação | 04 de maio de 2017 - 10:30

Por Marcela Freitas e Daniela Scaffo

Familiares de pacientes da Clínica Nossa Senhora das Vitórias, no Zé Garoto, encaminharam na manhã de ontem, uma denúncia ao Ministério Público, sobre as condições de insalubridade vivenciada pelos mais de 100 pacientes que moram no local. A clínica que é uma das mais tradicionais unidades de atendimento psiquiátrico de São Gonçalo recebe auxilio da gestão municipal para custeio de tratamento dos pacientes.

Segundo familiares, a unidade estaria sendo gerida por pessoas de má fé, que interessadas em lucratividade, estariam transformando o local em um lugar insalubre e de difícil convivência. O objetivo segundo as famílias, é obrigá-las a transferir os pacientes para Residência Terapêutica (RT) e Residências Assistidas (RA), que geram mais receitas.

Nas imagens entregues ao MP é possível observar pacientes dividindo uma cama de solteiro, dormindo em estrados ou até mesmo no chão. “O que eles estão fazendo com os pacientes psiquiátricos e absurdo e desumano. Eles não tomam mais café da manhã e nem da tarde. Eles estão passando fome literalmente. Antes da prefeitura assumir, tínhamos o direito de levar lanches para eles e, isso nos vem sendo negado. Nem as roupas que levamos eles usam. Já vi as roupas sendo usadas como pano de chão”, disse a irmã de um paciente com esquizofrenia paranóica.

Ainda segundo a mulher de 60 anos, várias tentativas de diálogos foram feitas com a clínica.

A direção da Clínica foi procurada, mas informou que que só a Secretaria de Saúde poderia prestar esclarecimentos.

Subsecretaria rebate críticas sobre serviços

Através da Assessoria de Imprensa da Prefeitura de SG, a Subsecretaria de Atenção Especializada informou que a unidade atende pacientes psiquiátricos crônicos com grave comprometimento cognitivo, que retiram as capas e rasgam as espumas dos colchões. Os funcionários informaram também que estão tentando reeducá-los. Segundo eles, os pacientes em questão tem por hábito deitar em qualquer lugar, mesmo que a equipe os retirem de locais impróprios.

Segundo os funcionários, devido a estes fatos, o consumo de colchoes é alto. eles informaram também que estão com processo para aquisição dos mesmos, para realizar a reposição, no Setor de Compras do Município.

A prefeitura informou ainda que a clinica está passando por uma reforma na rede Elétrica e Hidráulica, nas enfermarias. Sobre a afirmativa de a unidade ser insalubre, a Subsecretaria de Atenção Especializada garantiu não ser verdadeira, já que todos os pacientes recebem assistência integral e quem determina o destino do paciente são profissionais técnicos, juntamente com a família do paciente.

Segundo a prefeitura, não há falta de produtos de higiene pessoal e de limpeza.

Matérias Relacionadas