Dólar down Euro down
PUBLICIDADE
Search

Motorista avisa o horário de ônibus através de aplicativo

Escrito por Redação | 23 de fevereiro de 2017 - 12:00

Por  Letícia Lopes

A rotina de quem depende de transporte público todos os dias é árdua. São tarifas altas, horários mal distribuídos, veículos sem ar condicionado e atrasos. Mas apesar das dificuldades, os passageiros da linha 722D, da Viação Fagundes, que faz o trajeto Alcântara-São Cristóvão são alguns dos sortudos em meio a população.  Isso porque o motorista de um dos dois únicos ônibus do itinerário, Michel Costa, de 36 anos, teve a brilhante ideia de criar um grupo no aplicativo WhatsApp com seus passageiros. 

"É um GPS interativo, uma corrente. A galera do grupo vai dizendo o que está acontecendo no caminho. É ótimo", conta Gabriel Coutinho, 29, morador do Fonseca, em Niterói. Há cerca de um ano, o designer gráfico trabalha em uma empresa em São Cristóvão, na região central do Rio, e usa do 722D como transporte diariamente. 

Motorista desde 2014, o morador de Guaxindiba diz que o grupo começou com cerca de 20 pessoas, e hoje já soma 126 integrantes. "Na verdade, o grupo foi criado por dois passageiros que viajavam com outro motorista. Mas só os passageiros se falavam. Quando entrei na linha, sabia da dificuldade, e aí simplesmente aprimorei a ideia. Deu certo", conta.

Através de seu perfil no Facebook, Gabriel compartilhou na última segunda-feira (20) a atitude de Michel.  A postagem já conta com 2,7 mil curtidas, 574 compartilhamentos e quase 100 comentários, uma repercussão inesperada. "O grande intuito da postagem foi de gratidão. Fazer com que a atitude dele fosse reconhecida. O Michel lembra o nome de todo mundo, sente falta quando alguém não embarca", Gabriel conta. 

A rotina é pesada. Michel chega à garagem, em Vista Alegre, por volta das 4h30. Arruma o veículo, e lá pelas 5h avisa no grupo: "722 D: Saída da garagem 5h". De lá, para no viaduto de Alcântara, ponto inicial do trajeto. "Paro de novo, embarco os passageiros e aviso no grupo que estou saindo de Alcântara. Aí os que eu pego no caminho já ficam sabendo", conta.  

Mesmo com 9h de trabalho por dia com trânsito intenso, calor e realizando a função motorista-cobrador, Michel esbanja bom humor e simpatia. "O Michel é um cara que pelo pouco que você conhece já se apaixona. Uma pessoa boa, que sabe o nome de TODO mundo que entra no ônibus graças ao grupo e está sempre de bom-humor.  Muito obrigado, Michel, por me fazer ficar surpreso todos os dias na minha volta pra casa, com seu profissionalismo diário e preocupação com todos nós passageiros! Você é o cara!" , escreveu Gabriel, no texto publicado no Facebook. 

Gabriel faz questão de frisar o profissionalismo do motorista, que só visualiza as mensagens do grupo quando não está dirigindo. "Michel só pega no telefone nos pontos final e inicial", conta. Durante o trajeto, os próprios passageiros vão atualizando o grupo, e dizendo o que está acontecendo pelo caminho. 

Michel, lisonjeado, se diz muito feliz com a repercursão da história. "Fora do comum, é muito gratificante, o Gabriel me pegou de surpresa. Não esperava que ninguém fizesse isso. Ficava feliz de ver o passageiro pegar o ônibus numa segunda vez, mostrava que tinha gostado do meu trabalho. Fiquei muito feliz!"

Matérias Relacionadas