Dólar down Euro down
PUBLICIDADE
Search

Coleta de lixo insuficiente

Empresa é multada pela prefeitura de SG por falta de regularidade na prestação do serviço

Escrito por Redação | 21 de janeiro de 2017 - 10:30

Por Marcela Freitas

A Prefeitura de São Gonçalo multou a empresa Marquise Ambiental - responsável pela coleta de lixo nas ruas do município - em R$ 55.187,80, por não cumprimento do contrato e falta de regularidade na prestação do serviço.

De acordo com o prefeito José Luiz Nanci, mesmo após dois avisos de deficiência requerendo a regularização dos serviços, um em 18 de novembro de 2016 e outro em 13 de janeiro de 2017, a empresa ignorou a necessidade do município e não atendeu às solicitações.

“O preocupante acúmulo do lixo nas vias públicas, servidões e espaços públicos acarreta no descumprimento contratual, pondo em risco a saúde pública do município, o bem estar social e o meio ambiente”, ressalta Nanci.

Moradores do bairro da Trindade comemoram a decisão, que pode garantir a limpeza do bairro. “Todas as ruas aqui sofrem com a falta de coleta de lixo, mas na Cuiabá o problema já se tornou de saúde pública. Transformaram esse terreno baldio em um verdadeiro lixão a céu aberto. Convivemos com ratos, baratas e moscas diariamente. Temos muitos casos de doenças aqui”, protestou a dona de casa Neiva Medeiros, de 60 anos.

A dona de casa Margarete Santos Silva, 58 anos, disse que muitas pessoas estão colocando fogo nesses detritos, o que piora ainda mais a situação. “Há alguns dias tivemos que acordar de madrugada para apagar o fogo que estava invadido as casa e queimando a fiação. Nosso problema é grave”, reclamou.

“O caminhão tem passado uma vez por semana, mas eles só pegam o lixo que está na porta. Para nós o importante seria a limpeza do terreno”, emendou a comerciante Maria Xavier, 58. Em nota, a Marquise Ambiental informou que a dívida da prefeitura ultrapassa R$ 37 milhões, o equivalente a nove meses de atraso. Mesmo com a inadimplência, a empresa tem mantido os serviços em comprometimento com o bem-estar da população. “A Marquise repudia as tentativas de ser responsabilizada pela situação atual do município e vai recorrer judicialmente da decisão da administração municipal”, diz a nota.

Matérias Relacionadas