É hoje: Porto da Pedra e União de Maricá lutam pelo acesso ao Grupo Especial
O cenário de 2026 é marcado pela competitividade

Na noite deste sábado (14), Unidos do Porto da Pedra e União de Maricá disputam a única vaga no Grupo Especial de 2027. O cenário de 2026 é marcado pela competitividade: as agremiações, que somam títulos e boas campanhas recentes, prometem acirrar ainda mais a disputa. A União de Maricá leva para a avenida o enredo “Berenguendéns e Balangandãs”. Em 2025, a escola chamou atenção com um desfile impactante e, neste ano, promete reforçar ainda mais a força da comunidade na Sapucaí.
Já o Porto da Pedra aposta no enredo “Das Mais Antigas da Vida, o Doce e Amargo Beijo da Noite”, desenvolvido pelo carnavalesco Mauro Quintaes. A proposta mergulha na história das profissionais do sexo ao longo dos anos. A influenciadora Andressa Urach, que atua com comercialização de conteúdo adulto, será musa da escola e retorna ao Carnaval após 13 anos. A escola de São Gonçalo acumula um histórico de acessos e conquistas, como o Estandarte de Ouro 2025, além do título da Série Ouro em 2023.
Leia também:
Centenário: Cordão do Bola Preta lota ruas do centro do Rio
Os desfiles começam às 21h. A União de Maricá será a sexta escola a se apresentar, enquanto o Porto da Pedra será a sétima a entrar na avenida.