Fake News: Governo federal e Anvisa negam contaminação de café com metanol
O conteúdo criado por inteligência artificial imita a voz da jornalista Renata Vasconcellos, apresentadora do Jornal Nacional, para tentar dar credibilidade à falsa denúncia

Um conteúdo criado por inteligência artificial está circulando nas redes sociais trazendo a informação falsa de que lotes de café também teriam sido contaminados com metanol. A falsa denúncia foi produzida através da imitação da voz da jornalista Renata Vasconcellos, apresentadora do Jornal Nacional, da TV Globo, para tentar dar credibilidade à notícia. Mas o caso não é verdadeiro.
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) confirmaram que não receberam nenhuma denúncia do tipo. E o Mapa explicou ainda que a presença de metanol no café seria "tecnicamente impossível", visto que é um produto de origem vegetal submetido a práticas industriais que não utilizam solventes ou agentes químicos dessa natureza.
Leia também:
Consumidores vão às compras em busca de roupas e brinquedos para o Dia das Crianças
Campanha de vacinação antirrábica animal chega à Zona Norte de Niterói no próximo sábado
Nenhuma das operações pelas quais passa o café (desde a colheita do café, secagem, torra e moagem até o envase) envolve esse tipo de substância.