Fiscalização interdita posto em Niterói por gasolina adulterada
Em ação conjunta com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, agentes identificaram gasolina com 47% de etanol anidro

A Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (Seas) e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea), em operação conjunta com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), interditaram, nesta sexta-feira (30/5), um posto de combustíveis localizado no bairro do Cubango, em Niterói. Durante a fiscalização, os agentes constataram que a gasolina comercializada no local apresentava 47% de etanol anidro, valor muito acima do limite legal permitido, que é de 27%.
Além da irregularidade na composição do produto, o Inea emitiu um auto de constatação por captação de água sem outorga. Os agentes também identificaram que o posto exibia a bandeira da BR, mas o combustível, na verdade, era fornecido pelas distribuidoras Terrana e Paranapanema. O gerente e um frentista foram encaminhados para a delegacia.
Leia também:
Acusado de matar nutricionista Andrea Cabral tem prisão temporária convertida em preventiva
Consultas veterinárias gratuitas acontecem em São Gonçalo no fim de semana
"Essa operação evidencia a relevância da cooperação entre as instituições no enfrentamento de irregularidades que colocam em risco a segurança da população e a qualidade do meio ambiente", destacou o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.
O alto teor de etanol anidro na gasolina, além de comprometer o rendimento e causar prejuízo financeiro ao consumidor, pode provocar danos mecânicos aos motores que não são preparados para operar com essa mistura, aumentando os riscos de falhas e acidentes.