Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2538 | Euro R$ 5,5963
Search

Banco Central informa vazamento de dados de mais de 46 mil chaves Pix

De acordo com o BC, este já é o sexto vazamento de informações pessoais relacionadas a chaves Pix desde a criação do sistema

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 19 de março de 2024 - 13:50
Este já é o sexto vazamento de informações pessoais relacionados a chave Pix desde a criação do sistema
Este já é o sexto vazamento de informações pessoais relacionados a chave Pix desde a criação do sistema -

O Banco Central (BC) informou, através de uma nota à imprensa, que houve um vazamento de dados cadastrais de 46.093 chaves Pix sob a guarda e a responsabilidade da Fidúcia Sociedade de Crédito ao Microempreendedor e à Empresa de Pequeno Porte Limitada (Fidúcia). Segundo o BC, o vazamento se deu “em razão de falhas pontuais em sistemas" da Fidúcia.

Ainda de acordo com o BC, “não foram expostos dados sensíveis, tais como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas transacionais, ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário”.


Leia mais

Maricá lança o Passaporte Empreendedor

São Gonçalo amplia vagas para castração de animais


O comunicado também informou que “as informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras”.

O vazamento de dados ocorreu do dia 1 de janeiro ao dia 22 de fevereiro de 2024. Foram vazadas informações como nome de usuário, CPF, instituição de relacionamento, agência, número e tipo de conta.

“As pessoas que tiveram seus dados cadastrais obtidos a partir do incidente serão notificadas exclusivamente por meio do aplicativo ou pelo internet banking de sua instituição de relacionamento. Nem o BC nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação aos usuários afetados, tais como aplicativos de mensagem, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail”, disse outro trecho da nota.

O BC também afirmou que “foram adotadas as ações necessárias para a apuração detalhada do caso” e que a instituição financeira será alvo de sanções.

De acordo com o BC, este já é o sexto vazamento de informações pessoais relacionadas a chaves Pix desde a criação do sistema.

Matérias Relacionadas