Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1585 | Euro R$ 5,5113
Search

Empresa recicla latas para transformar vidas em São Gonçalo

Maior recicladora de alumínio no mundo, a empresa Novelis reafirma parceria com o Movimento de Mulheres em SG

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 24 de fevereiro de 2024 - 09:15
Acompanhada de integrantes da sua equipe técnica, Marisa Chaves foi recebida pelo coordenador da unidade de coleta, Leonardo Silva
Acompanhada de integrantes da sua equipe técnica, Marisa Chaves foi recebida pelo coordenador da unidade de coleta, Leonardo Silva -

‘Reciclar latas para transformar vidas’. Com esse objetivo, a empresa Novelis, apontada como líder na produção de alumínio plano laminado e maior recicladora do metal no mundo, reafirmou sua parceria com o Movimento de Mulheres em São Gonçalo (MMSG), durante visita, realizada pela gestora da entidade, Marisa Chaves, a uma das unidades de coletas, em Marambaia, São Gonçalo.

Acompanhada de integrantes da sua equipe técnica, Marisa Chaves foi recebida pelo coordenador da unidade de coleta, Leonardo Silva, que reiterou a intenção da empresa em apoiar outros projetos sociais implementados pelo MMSG, que visam, entre outros, buscar a sustentabilidade das ações e replicar a tecnologia social já construída para o enfrentamento às violências doméstica e/ou sexual de mulheres, crianças e adolescentes.

“A Novelis tem essa pegada de responsabilidade ambiental e social. Como gestor da unidade SG, procuramos parcerias com entidades sérias e comprometidas, como o Movimento de Mulheres em São Gonçalo, que mobilizam ações e transformam pessoas. Além de apoiar a criação do espaço ‘Cantos de leitura’, acompanhamos a entidade em outras ações, como entregas de cestas básicas em comunidades do município. A intenção e darmos continuidade a essa parceria”, ressalta Leonardo Silva.


Leia também: 

No DNA: sobrinho gonçalense de Buchecha segue os passos do tio

Economia, emprego e renda em pauta na cidade de São Gonçalo


No Brasil, a Novelis possui atividades de laminação de alumínio em Pindamonhangaba e Santo André, em São Paulo. A operação local envolve cerca de 1.500 profissionais. A fábrica de Pindamonhangaba foi inaugurada em 1977 e conta com cerca de 1.100 profissionais. A unidade é considerada um dos maiores complexos de laminação e reciclagem de alumínio do mundo.

Transformação socioambiental

Leonardo Silva ressalta, ainda, que as mudanças sociais passam por uma cadeia de ações. “A transformação socioambiental é resultado de ações simples e integradas, que perpassam a conscientização das pessoas sobre a necessidade da coleta seletiva do lixo, o trabalho de recolhimento, passando pelas formas de técnica de armazenamento até a transformação do alumínio em matéria-prima. O MMSG entra nessa cadeia quando transforma a vida das pessoas”, complementa o coordenador.

Investimentos sociais

Para Marisa Chaves, o apoio de empresas como a Novelis propicia investimentos sociais primordiais no atendimento a populações vulneráveis e na implementação de projetos no âmbito da garantia de direitos. Chaves destaca, ainda, a importância do trabalho de reciclagem e o uso responsável do meio-ambiente, que têm reflexos sociais e impactam, de sobremaneira, a vida de pessoas que moram em territórios degradados ou atingidos por inúmeras violações de direitos.

“ Costumo dizer que o pouco para uns é muito para outros. Essa dinâmica da transformação nos remete à reciclagem, ao acolhimento, mas, acima de tudo, à responsabilidade de mudar a vida de pessoas. Há 34 anos, o MMSG busca essa transformação através da garantia de direitos, aludindo a prevenção às violências e oferecendo apoio psicossocial e jurídico às mulheres, crianças, adolescentes e jovens. Nessa direção, possuímos uma equipe interdisciplinar de psicólogos, assistentes sociais, pedagogos, educadores e advogados, que oferecem atendimento gratuito para atender as diversas demandas que nos são apresentadas”, disse a gestora do MMSG.

Incentivo à leitura

Em ação conjunta com a Rede Educare, a Novelis apoiou a construção do ‘Cantos de Leitura’
Em ação conjunta com a Rede Educare, a Novelis apoiou a construção do ‘Cantos de Leitura’ |  Foto: Divulgação

Em ação conjunta com a Rede Educare, a Novelis apoiou a construção do ‘Cantos de Leitura’, espaço criado na sede do MMSG e equipado com móveis, mesas, cadeiras, brinquedos, livros e usado para atendimento às crianças e adolescentes que sofrem ou apresentam sintomas psíquicos por terem sido vítimas de violência doméstica (com destaque para a sexual) e/ou exploração sexual.

Há dois anos atuando como pedagoga e psicopedagoga no MMSG, Érica Macêdo afirma que o ‘Canto de Leitura’ é um diferencial nos atendimentos às crianças e adolescentes, que chegam ao projeto, em muitos casos, vitimados por violências e abalados emocionalmente. A pedagoga destaca a importância do espaço como instrumento de escuta qualificada e incentivo à ludicidade.

“Em muito casos, no âmbito familiar, crianças vítimas de violência têm o direito de serem crianças violado. Durante os atendimentos, com auxílio de uma escuta qualificada, estimulamos o brincar, a leitura livre, e propiciamos a elas a possibilidade da imaginação. É na brincadeira, na ludicidade, que eles falam da dor, voltam a sonhar e resolvem os seus problemas”, explica Macêdo, que enaltece a responsabilidade social e o apoio das empresas a projetos como o ‘Canto de Leitura’.

MMSG vai expandir atendimentos em três municípios

Em relação à importância dos investimentos sociais, Marisa Chaves destacou o início do Projeto NEACA Tecendo Redes, em 2024, que conta com a parceria da Petrobras, e tem o objetivo de contribuir para a promoção, prevenção e garantia dos direitos humanos de crianças, adolescentes e jovens.

Essencialmente, segundo a gestora, as ações do NEACA (Núcleo Especial de Atendimento à Criança e Adolescente Vítimas de Violência Doméstica e/ou Sexual) visam o atendimento às vítimas expostas às diversas formas de violência no âmbito da convivência familiar, priorizando a proteção social especial, através da oferta de um atendimento humanizado, que se baseie na metodologia da escuta ativa e sensível e na realização de um trabalho articulado em redes.

“É um projeto inovador e desafiante, pois, estaremos selando uma parceria com o carimbo de excelência da Petrobras para disponibilizar núcleos de atendimentos nos municípios de São Gonçalo, Duque de Caxias e Itaboraí. Além da expansão da cobertura territorial do NEACA, cabe destacar a ampliação da faixa etária dos participantes do projeto para atendimento especializado até 29 anos de idade. Serão equipamentos especializados para atendimentos continuados e interdisciplinares, articulados em redes, com os órgãos que integram o Sistema de Garantia de Direitos”, afirma Marisa.

Em caso de ajuda, o MMSG disponibiliza seus serviços, de segunda à sexta-feira, das 9h às 17hs, nos endereços abaixo:

NEACA (SG)- Rua Rodrigues Fonseca, 201, Zé Garoto. (2606-5003/21 98464-2179)

NEACA (Itaboraí)- Rua Antônio Pinto, 277, Nova Cidade. (21 98900-4246).

Matérias Relacionadas