Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2113 | Euro R$ 5,5412
Search

Família de jovem que morreu após o parto em Itaboraí acusa hospital de omissão

Familiares protestaram por respostas em frente ao Hospital Municipal Desembargador Leal Junior

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 17 de novembro de 2023 - 13:45
Familiares tentaram obter alguma resposta da unidade de saúde
Familiares tentaram obter alguma resposta da unidade de saúde -

Familiares de uma jovem de 22 anos que morreu dias após dar à luz no Hospital Municipal Desembargador Leal Junior, em Nancilândia, Itaboraí, afirmam que a unidade de saúde está dificultando a liberação do prontuário da paciente. Eles realizaram um protesto na manhã desta sexta-feira (17), em frente ao hospital.

Segundo a família, Taysa da Silva de Souza procurou a emergência do hospital ao começar a sentir fortes dores, no último sábado (11). No mesmo dia ela deu à luz seu segundo filho, que nasceu com cerca de 4kg.


Leia também:

➢ Mulher morta por policial militar em Itaboraí será enterrada nesta sexta (17)

➢ Morre PM condenado a 14 anos por matar ambulante em Niterói 


Dois dias depois, na segunda-feira (13), a jovem retornou à unidade de saúde por estar sentindo fortes dores, mais uma vez. Ela precisou ficar internada desde então, e, na quarta-feira (15), foi entubada. No dia seguinte, na quinta-feira (16), sua família foi informada de que ela havia morrido.

De acordo os familiares, o hospital não teria sido claro a respeito do quadro de saúde da paciente. A comunicação teria ficado difícil desde que Taysa foi internada, na última segunda-feira (13). E com a morte da jovem, a relação hospital-família piorou. Eles alegam que a unidade de saúde dificulta o fornecimento de informações sobre o falecimento da paciente e que estariam se recusando a liberar o prontuário de Taysa.


Autor: Reprodução

A família também alega que a 71ª DP (Itaboraí) não teria liberado, até o momento, a autorização para a necrópsia. Segundo os familiares, há uma resistência para entregar o documento.

Família acusa hospital de dificultar acesso às informações
Família acusa hospital de dificultar acesso às informações |  Foto: Divulgação/Prefeitura de Itaboraí

O SÃO GONÇALO procurou a Prefeitura de Itaboraí, que administra o Hospital Municipal Desembargador Leal Junior, e a assessoria de imprensa da Polícia Civil. Em nota, a Polícia Civil informou que "a 71ª DP (Itaboraí) investiga o caso. O corpo da vítima será encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) da região para necropsia. Foram solicitados o prontuário da vítima e a relação dos nomes da equipe responsável pelo parto dela para prestarem depoimento. Diligências estão em andamento para esclarecer os fatos". 

A assessoria de imprensa da Prefeitura de Itaboraí informou que "de acordo com a direção do Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior, a paciente realizou um parto normal no último sábado (11). A unidade informa que abriu uma sindicância para apurar as circunstâncias do fato e aguarda o laudo do Instituto Médico Legal (IML). Ressalta ainda que o pedido de acesso ao prontuário foi protocolado, assim que foi solicitado pelos familiares. A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) reforça que está à disposição da família, prestando todo o auxílio necessário".

Família buscou informações na unidade, na noite de ontem (16)
Família buscou informações na unidade, na noite de ontem (16) |  Foto: Reprodução

Matérias Relacionadas