Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 4,9892 | Euro R$ 5,4003
Search

Teria coragem? Nasa serve “xixi reciclado” para astronautas

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 06 de julho de 2023 - 18:47
Por conta da falta de reabastecimento durante as missões de exploração, eles precisam recuperar todos os recursos de que a tripulação precisa
Por conta da falta de reabastecimento durante as missões de exploração, eles precisam recuperar todos os recursos de que a tripulação precisa -

A NASA anunciou recentemente que está testando uma tecnologia capaz de reciclar até 98% da urina dos astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS). De acordo com a agência espacial, o Environmental Control and Life Support System (ECLSS), como é chamado o sistema, pode transformar não apenas urina, mas também suor, alimentos e até a umidade gerada por vários equipamentos na nave espacial. Anteriormente, a taxa de recuperação era de no máximo 94%.

Mas como essa tecnologia funciona?

Os líquidos coletados passam por uma série de filtros especiais e se transformam em salmoura, que é submetida a um processo de evaporação para obter água em estado líquido. Em seguida, um reator catalítico decompõe qualquer contaminante que ainda possa estar presente.

A partir daí, sensores monitoram continuamente a qualidade da água, realizando um novo processamento se necessário, para garantir que ela atinja um nível de pureza aceitável. Por fim, o sistema adiciona iodo para evitar a proliferação de micróbios e armazena a quantidade de água tratada.

Mas você teria coragem de beber essa água reciclada?

A NASA assegura que a água consumida a bordo é mais limpa do que a água consumida na Terra. "A tripulação não está bebendo urina, eles estão bebendo água que foi recuperada, filtrada e purificada de forma que seja mais limpa do que a água que bebemos aqui na Terra", explica Jill Williamson, gerente de subsistemas de água do ECLSS. 


Leia também: 

➣ Miss Bumbum Goiás aparece em site de garota de programa 

➣ Vitória Strada e Marcella Rica terminam noivado


Por conta da falta de reabastecimento durante as missões de exploração, eles precisam recuperar todos os recursos de que a tripulação precisa. Por isso, ainda de acordo com Williamson, quanto menos água e oxigênio precisarem transportar, mais espaço teremos para ciência na espaçonave.

A NASA afirma que sistemas regenerativos como o ECLSS se tornarão cada vez mais essenciais à medida que os seres humanos explorarem destinos além da órbita terrestre baixa.

Matérias Relacionadas