Dólar down Euro down
PUBLICIDADE
Search

Projeto que ajuda a moradores em situação de rua precisa de doações em SG

A ideia surgiu há 10 anos

Escrito por Ana Carolina Moraes | 03 de fevereiro de 2022 - 10:44
O projeto possui mais de 70 voluntários
O projeto possui mais de 70 voluntários -

O grupo do Projeto Ser Melhor, que hoje conta mais de 70 voluntários, precisa de ajuda para continuar a levar um pouco de dignidade para aquelas pessoas que estão em situação de rua. A ideia é oferecer quentinhas de alimentos e, além disso, ajudar aqueles que querem se livrar do vício das drogas e álcool. Organizado pelo pastor Alexandre Nunes, de 47 anos, que também é técnico em refrigeração, o grupo consegue fornecer quentinhas para mais de 100 pessoas em um dia da semana. O grupo, no entanto, sobrevive de doações de alimentos (para fornecer aos moradores de rua) e roupas e vem sentindo dificuldade em conseguir manter o projeto pelo número reduzido de doações.

 

A ideia surgiu há 10 anos na igreja dos participantes do grupo, a Assembleia de Deus Voluntários de Cristo, que funciona em Santa Izabel, bairro de São Gonçalo. O projeto foi crescendo e, durante a pandemia, conseguiu alimentar cerca de 150 pessoas em situação de rua em um dia. Além de fornecer quentinhas, os responsáveis visam conseguir ajudar aqueles que são usuários de drogas.

"Na rua a gente conhece muita gente que não tem casa, mas conhecemos também gente que tem e acaba tendo que sair de seu lar por causa do vício. Tem pessoas, por exemplo, que damos as quentinhas e eles levam para a esposa e os filhos, que ficam em casa e não têm o que comer. O projeto surgiu dessa ideia, dessa observação da quantidade de moradores de rua na região", contou Alexandre.

O grupo costumar levar a comida em bairros de São Gonçalo como o Alcântara e na Comunidade da Coruja. A ideia é que essa distribuição de comida ocorra, pelo menos, uma vez por semana, todas as segundas-feiras.

"Lembro que na pandemia a gente conseguia mais doações. Hoje, essas doações caíram e sentimos mais dificuldade em permanecer com o projeto, por isso, estamos pedindo doações daqueles que possam ajudar com um pouco de arroz, um pedaço de carne, feijão, para continuarmos montando nossas quentinhas. Também podemos receber doações de roupas que serão encaminhadas para esses moradores  em situação de rua", contou o pastor.

Além da ajuda com comida, o pastor e seus companheiros de projeto conversam com os moradores de rua e os oferecem ajuda para se livrar das drogas (para aqueles que são dependentes químicos).

Nós temos um centro de recuperação masculino chamado 'Resgatando Vidas' que fizemos em parceria com o Bispo Cleber. Ele funciona no Rocha e se chama 'Resgatando Vidas'. A gente sempre oferece a palavra de Deus quando vamos levar comida e falamos sobre o nosso centro de reabilitação. O objetivo final do Projeto Ser Melhor é trazer essas pessoas novamente para o convívio social e para as suas respectivas famílias. Essa semana, por exemplo, conseguimos ajudar duas pessoas e encaminhá-las para a reabilitação. O centro de reabilitação feminino também está nos nossos planos, mas ainda está em construção", afirmou o pastor.

 

Hoje, o pastor pede que as pessoas que possam ajudar doem roupas, alimentos (macarrão, feijão, carne, arroz), vasilhas plásticas de isopor para colocar a comida e descartáveis em geral. As doações podem ser feitas diretamente na Assembleia de Deus Voluntários de Cristo, que fica em Santa Izabel, ou pelo pix: 41.517.001/0001-95 (CNPJ da igreja). 

Serviço: 

A Assembleia de Deus Voluntários de Cristo se localiza na Acelina da Costa Pimentel, no número 86, em Santa Izabel, bairro de São Gonçalo.

Já o centro de reabilitação masculino 'Resgatando Vidas' fica na Rua Major Duque Estrada, no número 172, no bairro Rocha, em São Gonçalo.

 

Matérias Relacionadas