Dólar down Euro down
PUBLICIDADE
Search

Após morte de protetor em Itaboraí, grupo se mobiliza para encontrar doadores para cerca de 200 animais

Rubens Machado foi morto a pauladas no último sábado (11)

Escrito por Claudionei Abreu | 14 de dezembro de 2021 - 13:32

Um grupo de protetores independentes está se mobilizando para encontrar doadores para animais que estavam sob os cuidados de Rubens Machado Pereira, morto a pauladas no último sábado (11), no bairro Calundu, em Itaboraí. O idoso, de 67 anos, que também era protetor, cuidava de aproximadamente 200 cães em sua casa.

De acordo com a Polícia Militar, o homem foi morto no quintal da casa onde mora, na Rua G, no bairro Calundu. A vítima foi agredida por pauladas até sua morte e ainda não há informações sobre suspeitos e a motivação do crime. 

Saiba mais: Idoso que cuidava de 200 animais é morto a pauladas em Itaboraí

A protetora Ana Buch, de 54 anos, é uma das integrantes do grupo que está à frente da campanha para encontrar doadores para os animais. Ela conta que Rubens era uma pessoa querida por quem o conhecia e sempre tentava ajudar pessoas que não conseguiam cuidar de seus animais. 

"O Rubens era uma pessoa muito querida por todos nós. Ele sempre cuidava dos animais que encontrava na rua e muitas pessoas também o procuravam quando encontravam animais abandonados. Ele não conseguia dizer "não" e acabava acolhendo, mesmo que fosse além do que ele podia fazer", conta.

Na segunda-feira (13), o grupo esteve na casa de Rubens para verificar a situação dos animais.

"Retiramos um porco de quase 300 quilos do local, que foi levado para um santuário. Também conseguimos encaminhar para a adoção mais ou menos 30 cães, mas ainda há muitos cachorros lá e a maior parte deles está muito debilitada", afirma Ana.

A protetora afirma que o objetivo é mobilizar grupos de protetores de São Gonçalo e Niterói para que possam apoiar a situação e dar encaminhamento aos animais. Segundo Ana Buch, os principais apoios à causa até o momento são de protetores de Maricá e do Rio de Janeiro. 

Procurada por O SÃO GONÇALO, a Prefeitura de Itaboraí informa que o secretário municipal de Agricultura, Abílio Pereira, foi até a residência pessoalmente para verificar as reais condições vividas pelos animais.

"Constatada as irregularidades, a Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri) disponibilizou um caminhão pipa d'água para saciar a sede e rações para alimentar os cachorros. Além de encaminhar mais de vinte animais para adoção. Vale ressaltar que a Semagri segue tentando localizar outros responsáveis pelo imóvel para que sejam tomadas todas as medidas necessárias para a solução", diz a prefeitura.

Como ajudar

Interessados em fazer doações ao grupo ou adotar um dos animais pode entrar em contato com a cuidadora Ana Buch pelo número de celular (21) 99565-9995

*Sob supervisão de Cyntia Fonseca

Matérias Relacionadas