Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,3087 | Euro R$ 6,1438
Search

OSG faz por você: após denúncia, Prefeitura inicia obra em escadaria no Mutuá

O caso foi noticiado por O SÃO GONÇALO no dia 17 de setembro

relogio min de leitura | Escrito por Ana Carolina Moraes | 29 de setembro de 2021 - 14:13
Prefeitura realiza reparos no local
Prefeitura realiza reparos no local -

Após o O SÃO GONÇALO denunciar que os moradores da escadaria da Rua Belarmino Ferreira, no Mutuá, estavam preocupados com buracos profundos surgindo no chão do local, a Prefeitura de São Gonçalo informou que está realizando obras na região para evitar que a situação coloque em risco a vida de moradores e transeuntes.

No dia 17 de setembro, a reportagem de OSG mostrou que um dos moradores da região, o mecânico Ricardo Costa de Assis Republicano, estava com dificuldades para resolver a situação, mesmo procurando ajuda. Ele contou como surgiu um dos buracos. "Minha sobrinha foi limpar os matinhos que tinham ali e um buraco se abriu quando ela pisou no canto da escadaria. A partir daí vimos que é fundo e não há estrutura ou aterro de concreto no chão que segurasse a nossa casa. O local está flutuando em cerca de 50 metros. Vimos pelo buraco que está oco por dentro, sem nada. Ligamos para a Defesa Civil e explicamos o caso, dizendo que acreditamos que as manilhas da prefeitura que ficam no local estouraram por baixo da escada, por causa da água, e isso causou os buracos e a falta de aterramento do local", contou ele anteriormente, afirmando que não havia tido retorno do órgão público.

O mecânico chegou a ter sua casa interditada quando a Prefeitura foi ao local na época, mas afirmou que os agentes públicos não haviam voltado mais lá. Depois que OSG interviu, Ricardo contou que se sente feliz por ter recebido amparo do jornal e agora do prefeito do município Capitão Nelson. 

"Logo dias depois da reportagem, os agentes da Prefeitura vieram aqui e verificaram a área para depois iniciar as obras. Eles estão aqui agora, fazendo obra todos os dias. Acredito que foi a publicação de vocês que ajudou a dar esse peso. Até o prefeito Capitão Nelson esteve aqui com outros secretários e viu a situação. Eles foram atenciosos! Até o capim eles estão limpando aqui da rua, restaurando tudo, acredito que vão pavimentar o local. É uma melhoria para São Gonçalo!", contou.

Prefeitura realiza reparos no local
Prefeitura realiza reparos no local |  Foto: Divulgação
 

Caminhões com pedras estão sendo encaminhados para o local, segundo o mecânico, para preencher os buracos que se abriram na escadaria e, assim, reestruturar a base das casas do local.

A Prefeitura informou que realizaria os reparos no local em um texto publicado na última terça-feira (28). Confira na íntegra:

"A Secretaria de Desenvolvimento Urbano de São Gonçalo iniciou os reparos emergenciais na escadaria da Rua Belarmino Ferreira, altura do número 24, no bairro Mutuá, que vem sofrendo com erosão do solo ocasionada pelo rompimento de redes de drenagem e esgoto em tubulações subterrâneas.

Antes de iniciar os trabalhos de reparo, o local teve uma vistoria de avaliação de riscos, realizada pela Defesa Civil de São Gonçalo, que interditou três imóveis ao redor da escadaria para prevenir possíveis acidentes, por causa da possibilidade de movimentação do solo. A Defesa Civil orientou os moradores a deixarem as suas residências em caráter preventivo.

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano realizou avaliação no local e definiu o método da execução das obras, um trabalho complexo e minucioso que será realizado por etapas. 

“Nessa primeira etapa das intervenções, vamos restabelecer a estrutura do talude no solo que está sob a escadaria, para dar segurança”, disse o secretário de Desenvolvimento Urbano, Junior Barboza.

Após a estabilização do solo, haverá o reparo das tubulações que romperam e , por fim, o aterro, assegurando que a estrutura da escadaria seja preservada. A escadaria é utilizada pela população que reside no local e vai da Rua Belarmino Ferreira até a Rua Iguaçu.

A Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) será acionada para verificar os vazamentos nas redes e providenciar os reparos necessários para a continuidade das obras."

Matérias Relacionadas