Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Revitalização de Praças em SG ganha apoio da população: "está tudo muito lindo"

Praças dos Ex-combatentes e do Bandeirante foram as primeiras reformadas

relogio min de leitura | Escrito por Ana Carolina Moraes | 17 de setembro de 2021 - 16:42
A Praça dos Ex-combatentes foi revitalizada
A Praça dos Ex-combatentes foi revitalizada -

A Prefeitura de São Gonçalo vem transformando o espaço público em um local melhor, mais bonito e mais organizado. Anteriormente, o O SÃO GONÇALO noticiou que as obras na Estrada Raul Veiga haviam avançado e começavam a dar forma ao local, agora a Prefeitura revitalizou algumas praças do município. Quem passa pela Praça dos Ex-combatentes, no Patronato, ou pela Praça do Bandeirante, na Amendoeira, vê que os espaços foram pintados novamente com cores laranja e verde dando mais vida ao ambiente.

A Prefeitura anunciou que recuperou mesas, bancos e jardineiras nos locais, além de restaurar os brinquedos das crianças e a iluminação pública. Na Amendoeira, a quadra poliesportiva também foi renovada.

A Praça do Bandeirante está sendo revitalizada
A Praça do Bandeirante está sendo revitalizada |  Foto: Filipe Aguiar
 

Quem tem sentido essa diferença é o gonçalense que vive com esses espaços em sua rotina. O mototaxista Lucas Davi Fernandes, de 23 anos, trabalha no local. Ele cresceu na Amendoeira e conhece a Praça do Bandeirante desde novinho. Ele sente que a Prefeitura tem feito um bom trabalho. "Era uma praça abandonada. As crianças não vinham para cá brincar e haviam muitas pessoas em situação de rua. Hoje, tudo mudou, melhorou, as crianças vem até brincar e eu percebo que o próprio fluxo de pessoas aumentou em 70%. Espero que terminem a praça toda e tudo fique bonito", contou ele.

O mototaxista que trabalha no local percebe a melhoria no espaço
O mototaxista que trabalha no local percebe a melhoria no espaço |  Foto: Filipe Aguiar
 

Luiz Carlos da Conceição, de 70 anos, também passa sempre pela Praça do Bandeirante e aproveita para fazer sua caminhada matinal, além de seu exercício físico nos equipamentos de ginástica.

"A praça é maravilhosa. Eu sempre levanto cedo e venho para cá. Eu moro no Coelho e venho até aqui para fazer meu exercício. Acho que com essa renovação, a cara da praça ficou nova e melhor. Antes, eu via muito lixo aqui e agora está tudo bem pintado e limpo, é mais conservado e as pessoas conseguem utilizar esse local", disse ele.

Luiz Carlos se exercita constantemente no local
Luiz Carlos se exercita constantemente no local |  Foto: Filipe Aguiar
 

Já a Praça dos Ex-combatentes, que também foi revitalizada pela Prefeitura de São Gonçalo, atraiu o olhar até de um angolano. O músico Iamsunjad Sun tem o costume de vir para São Gonçalo para realizar alguns trabalhos na música e, dessa vez, ele se surpreendeu com a renovação da praça. 

"Eu confesso que viajo bastante e sempre busco me exercitar nas praças que venho. Hoje, eu moro em São Paulo, mas já vim em São Gonçalo outras vezes e já tinha visto essa praça pichada, com a pintura mais antiga e suja. Hoje (17), quando eu estava saindo para correr, eu me surpreendi com essa cena e vi a praça toda repintada, bonita. Eu confesso que ia correr e até resolvi ficar treinando por aqui. Eu me sinto bem, traz um conforto para mim treinar em praças, prefiro do que academias, e ver essa bonita com os coqueiros, as pinturas renovadas e a relva me deixa confortável", disse ele que vai lançar a música 'Show Me Your Love' hoje (17). Para quem quiser conhecê-lo, basta seguir no Instagram (@Iamsunjad).

O músico Iamsunjad Sun elogiou o local
O músico Iamsunjad Sun elogiou o local |  Foto: Filipe Aguiar
 

Monica Ferreira, de 48 anos, também acha que a pintura deu uma melhorada na Praça dos Ex-combatentes. "Trouxe um ar mais bonito, a pintura está ok e espero que os vândalos não venham ao local. Por isso, acho que deveria ter um guarda para manter o local limpo e o trânsito daqui funcionando. Espero também que voltem a ocorrer atividades ao ar livre para os idosos, pois há tempos tinha isso e era bom também", contou ela que mora no Porto da Madama.

Monica Ferreira também sente que a pintura do local está bonita, mas que a segurança deve proliferar
Monica Ferreira também sente que a pintura do local está bonita, mas que a segurança deve proliferar |  Foto: Filipe Aguiar
 

Após a revitalização na Praça dos Ex-Combatentes, voltou a ocorrer também a famosa 'Batalha do Tanque', dessa vez, apoiada pela Prefeitura Municipal de São Gonçalo. Na 'Batalha do Tanque', que já dura mais de 10 anos, foram descobertos diversos grandes nomes do rap nacional, como Orochi, Pelé MilFlows e Xãma. O evento consiste em 'competições' de rimas e outros tipos de improvisos.

“Nossa secretaria está de portas abertas para atender às demandas da classe artística da cidade. Estamos trabalhando para oferecer cultura de qualidade para o cidadão gonçalense e vamos continuar apoiando todas as manifestações culturais”, afirmou o secretário Lucas Muniz sobre o apoio à 'Batalha do Tanque' em uma nota anterior da Prefeitura. 

Gostinho de quero mais...

Os gonçalenses estão notando como a cidade vem mudando e se sentem animados de pensar que as praças em seus bairros poderão ser as próximas nessa revitalização.

A Praça no Colubandê precisa ser revitalizada, segundo os gonçalenses
A Praça no Colubandê precisa ser revitalizada, segundo os gonçalenses |  Foto: Filipe Aguiar
 
Nos bancos da Praça do Colubandê, as vezes, não há apoio para sentar
Nos bancos da Praça do Colubandê, as vezes, não há apoio para sentar |  Foto: Filipe Aguiar
 

Um comerciante acredita que a Praça Leonel de Moura Brizola, no Colubandê, deve ser uma das próximas a ser revitalizadas. "A revitalização daqui deve estar próxima, acreditamos que esse governo tem vontade de fazer e já está fazendo. Com a revitalização, acredito que outras pessoas vão vir para cá para fazer atividades ao ar livre e curtir a praça. Antes da pandemia tinha muita aula de ginástica aqui, agora tem um grupo fazendo aula de dança", disse Dercílio Vidal, 48 anos.

A Praça no Colubandê precisa ser revitalizada, segundo os gonçalenses
A Praça no Colubandê precisa ser revitalizada, segundo os gonçalenses |  Foto: Filipe Aguiar
 
A Praça no Colubandê precisa ser revitalizada, segundo os gonçalenses
A Praça no Colubandê precisa ser revitalizada, segundo os gonçalenses |  Foto: Filipe Aguiar
 

João Paulo Gonçalves, de 54 anos, trabalha próxima a Praça Sargento Siber Mendonça, localizada na Venda da Cruz, em São Gonçalo, e acredita que o local pode ser um dos próximos a ser revitalizado, já que é referência no bairro.

A Praça Sargento Siber Mendonça também pode ser revitalizada, segundo os gonçalenses
A Praça Sargento Siber Mendonça também pode ser revitalizada, segundo os gonçalenses |  Foto: Filipe Aguiar
 

"Acontece que como a Praça está com muito lixo, as pessoas tem que ir para outro local para ter seu momento de lazer. As mães daqui levam as crianças para outra praça para elas brincarem. Além disso, a pintura daqui está velha e os brinquedos quebrados. Acho que a revitalização está próxima de ocorrer sim", contou ele.

Procurada, a Prefeitura ainda não se manifestou sobre planos futuros para as próximas praças do município.

Matérias Relacionadas