Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2608 | Euro R$ 5,6075
Search

Obras do Passeio Público e arte nos viadutos mudam a 'cara' do Alcântara, em SG

Confira detalhes dos projetos!

relogio min de leitura | Escrito por Ana Carolina Moraes | 13 de setembro de 2021 - 16:59
A parte central da obra foi concretada
A parte central da obra foi concretada -

O bairro do Alcântara, em São Gonçalo, segue passando por uma grande intervenção de modernização por agentes da Prefeitura neste mês de setembro. Agora, aqueles que passam pela região já percebem que a obra de revitalização na Estrada Raul Veiga avançou e, com isso, a parte central, onde ficarão os ambulantes, deixando maior espaço para os pedestres nos cantos da via, já foi concretada. As belas pinturas no viaduto do Alcântara é outro fator que está chamando a atenção de quem transita pelo bairro. O 'novo' Alcântara, que antes era criticado por seu visual, agora está se tornando um atrativo aos olhos dos gonçalenses. 

As obras da Estrada Raul Veiga ocorrem entre as Ruas Manoel João Gonçalves e Antônio Sodré. As reformas estão criando expectativas tanto em comerciantes quanto em pedestres. A população concorda que a obra, que teve início no dia 19 de agosto, está seguindo de maneira rápida. A comerciante Marli Martins, de 63 anos, vê todos os dias os membros da Prefeitura na obra e acredita que o projeto vai melhorar a vida de todos. 

"Esse projeto nasceu no coração de uma ambulante que é a nossa representante, a Mirilandes de Paula Oliveira, junto com os órgãos públicos, e Deus abençoou. Chegamos até agora e a próxima etapa é esse polo industrial que está sendo reerguido para assentar um número de ambulantes. É uma obra maravilhosa que Deus está contemplando que vai abençoar o número grande de famílias que dependem do trabalho ambulante para a sobrevivência. O processo está bem adiantado e bem supervisionado. Eu vejo que eles trabalham a todo vapor, inclusive, no feriado e no domingo", contou ela que trabalha no Alcântara há 6 anos em uma barraca de ovos. 

Marli é comerciante do local há 6 anos
Marli é comerciante do local há 6 anos |  Foto: Layla Mussi
 

A ideia da obra é centralizar todos os ambulantes em uma espécie de calçadão e deixar os espaços dos cantos para as lojas e pedestres. Para Olga Aparecida, doméstica de 54 anos, que está sempre no Alcântara, o projeto será uma melhoria. "Até o momento eu nem posso falar nada, mas eu passo por aqui sempre e acredito que a movimentação de pessoas ficará melhor com os ambulantes concentrados", disse ela. 

Olga Aparecida passa pelo local sempre e espera uma melhoria com as obras
Olga Aparecida passa pelo local sempre e espera uma melhoria com as obras |  Foto: Layla Mussi
 

Indagada sobre um prazo para a finalização das obras, a Prefeitura Municipal de São Gonçalo não se pronunciou.

Grafites dão beleza ao Viaduto do Alcântara

Quem passa pelo Viaduto do Alcântara pode ver que uma das partes está de cara nova. São grafites de diversos tipos que estão sendo desenhados no muro do local. Dentre os desenhos estão: o de uma índia tamoio, o do pássaro carcará, do pássaro Neinei, de índios em uma canoa e outros. Estes fazem parte do projeto 'Cidade Ilustrada' também da Prefeitura Municipal de São Gonçalo. O projeto é de curadoria de Marcelo Eco, um grafiteiro nascido em SG, mas que ganhou o mundo com sua arte. 

Os grafites do local contam a história de SG
Os grafites do local contam a história de SG |  Foto: Layla Mussi
 

Além dele, outros grafiteiros estão envolvidos no desenho do projeto, como Thiago Moreira, mais conhecido como Thiago Trep, que foi flagrado pelo OSG, nesta segunda-feira (13), trabalhando no local. Ele contou que foi selecionado, junto com outros grafiteiros para o projeto. "O tema é a fauna e a flora e faz referência aos indígenas, contando como eles foram os primeiros habitantes de São Gonçalo. Os animais desenhados também são naturais daqui. O projeto, que começou há mais ou menos um mês e meio, é muito importante para o município, pelo menos para mim, pois é inovador e mostra que São Gonçalo está valorizando os artistas daqui e a sua cultura de rua. O grafite, quando se fala no estado do Rio de Janeiro, nasceu em São Gonçalo", contou o grafiteiro de 33 anos que está na profissão há 15. Para quem quiser conhecer o trabalho de Thiago, basta segui-lo no Instagram (@thiago_tr3p).

Thiago é um dos grafiteiros que está desenhando o projeto
Thiago é um dos grafiteiros que está desenhando o projeto |  Foto: Layla Mussi
 

O projeto, idealizado pela prefeitura da cidade, deverá continuar colorindo outros pontos do município, seguindo para os viadutos do Colubandê, de Maria Paula e Santa Luzia.

A ideia do projeto é que, pelo menos, a primeira parte do viaduto esteja completa no dia 22 de setembro, quando se celebra o aniversário de São Gonçalo. Os responsáveis pela pintura trabalham de segunda à sexta no local para que isso se concretize. Os quatro pontos do viaduto terão pintura, segundo Thiago.

Comerciantes que trabalham próximo ao local do grafite se sentem mais inspirados pela pintura. "Ficou show de bola! É parte de um processo legal de revitalização de São Gonçalo. Os desenhos representam símbolos do município, de nossa história e mostram bastante criatividade dos envolvidos", contou Francisco Eudes, de 45 anos, que trabalha há 15 anos em um camelô no local.

Francisco é comerciante do local há anos
Francisco é comerciante do local há anos |  Foto: Layla Mussi
 

André de Souza Gomes, de 42 anos, também sentiu que o local está mais bonito por causa do projeto. "Ficou maravilhoso! Traz muito mais beleza para o bairro comercial e vai dar uma valorizada no local, atraindo mais pessoas. Esperamos que ninguém cole cartazes e outras coisas por cima quando o desenho estiver pronto", contou o comerciante. 

André gostou da obra do local
André gostou da obra do local |  Foto: Layla Mussi
 

Tanto as obras na Estrada Raul Veiga quanto os desenhos nos viadutos de São Gonçalo seguem chamando a atenção das pessoas para o Alcântara e criando diversos tipos de expectativas nos gonçalenses.

Matérias Relacionadas