Direito EAD na UNIVERSO chegará com novidades a partir de 2022

Corpo docente está com grandes expectativas para início das aulas na nova modalidade

Escrito por Redação 14/08/2021 10:22, atualizado em 14/08/2021 10:52
Professores do ensino Direito EAD UNIVERSO: previsão para 2022
Professores do ensino Direito EAD UNIVERSO: previsão para 2022 . Foto: Filipe Aguiar

Quando o assunto é graduação a distância, parece que o futuro chegou. Inovação e democratização do ensino são as principais apostas do corpo docente da UNIVERSO para aqueles que iniciarem na primeira turma do Curso de Direito modalidade EAD. Após receber nota máxima (5) de avaliação do MEC, com previsão de início a partir do primeiro semestre de 2022, a UNIVERSO possibilitará a estudantes de todo o país a graduação na nova modalidade e desde já as expectativas são as melhores.

Segundo os professores, a tendência do ensino a distância acompanha a evolução tecnológica mundial, recentemente “acelerada” pela pandemia do coronavírus. 

“O ensino a distância teve o revés da resistência de muitos por conta da pandemia, pois começou-se a perceber que, em muitos aspectos, o ensino remoto pode ser até melhor do que o presencial. Eu, inclusive, como professor, no início tinha muita resistência às novas tecnologias. Para fazer audiência por videoconferência, não gostava. Hoje já acho muito melhor, é questão de adaptação”, comenta o advogado e professor, especialista em Direito Penal, Marco Antônio da Silva.

Ddvogado e professor, especialista em Direito Penal, Marco Antônio da Silva
Ddvogado e professor, especialista em Direito Penal, Marco Antônio da Silva | Foto: Filipe Aguiar
 


O Direito é o segundo curso de graduação mais antigo estabelecido no Brasil, ainda no século XIX, atrás apenas de Medicina. O curso surgiu com a criação de duas faculdades: uma em Olinda, que deu origem à Faculdade de Direito do Recife da Universidade Federal de Pernambuco, e outra em São Paulo, que deu origem à Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. 

O curso, no entanto, encontrava resistência na modalidade EAD, desde o início dos anos 2000, quando foi iniciado o credenciamento pelo MEC das primeiras instituições para o ensino a distância no país. Para os professores da UNIVERSO, a possibilidade do Direito EAD neste momento é uma conquista que chega na hora certa tanto para educadores quanto para alunos e é resultado de uma transformação digital do próprio setor judiciário.

“Experimentamos o ensino remoto nesse período da pandemia. Todo o judiciário, sistema, processos, tudo passou por essa transformação, de migrar para uma plataforma e realizar atendimentos em balcão virtual, com audiências virtuais. Então, na verdade, o operador de Direito mais do que nunca estará familiarizado com a plataforma. É interessante destacar que o fato de ser online em nada prejudicará o ensino. Se você prestar atenção, a defensoria pública tem feito atendimento online, o Procon tem feito todas as reclamações online, o judiciário não parou”, ressalta a advogada e gestora do curso, Priscila Lima Rosa.

 Advogada e gestora Priscila Lima Rosa
Advogada e gestora Priscila Lima Rosa | Foto: Filipe Aguiar
 


A professora e Membro do Núcleo Docente Estruturante do curso (NDE), Matilde Carone Slaibi Conti, vai além: “Eu estou fazendo um curso de Direito Digital na escola de magistratura e algo que disseram que me chamou atenção é que esse processo de transformação digital está caminhando de forma tão célere que, em dado momento, vai haver a desmaterialização dos tribunais de justiça”.

Professora e Membro do Núcleo Docente Estruturante do curso (NDE) Matilde Carone Slaibi Conti
Professora e Membro do Núcleo Docente Estruturante do curso (NDE) Matilde Carone Slaibi Conti | Foto: Filipe Aguiar
 


O curso funcionará através de uma plataforma especialmente desenvolvida para a modalidade, com ambiente virtual em que cada aluno terá acesso com login e senha; aulas online ao vivo, conteúdos exclusivos, biblioteca virtual, entre outras funcionalidades. Porém, o grande diferencial para o curso presencial, segundo os professores, é o poder de alcance daqueles que sempre tiveram o sonho de cursar Direito, mas por morar em regiões mais distantes, sem acesso ou com dificuldade de horário, não tinham essa possibilidade. 

‘Medalha de Ouro’: Com nota máxima, MEC avalia curso de Direito a Distância (EAD) da UNIVERSO

“Muitos perguntam: a modalidade Ead vai substituir o presencial? Não, temos públicos diversos. O aluno que mora próximo e tem horário disponível vem para o presencial. Mas pensamos também naqueles que moram longe e sempre sonharam em fazer o curso de Direito. Agora haverá essa possibilidade de ter um ensino de qualidade, com uma metodologia diferenciada, que em nada vai comprometer o conteúdo do curso e vai preparar o aluno para esse novo formato do Direito, mais digitalizado, com a justiça virtual”, completa Priscila Lima. 

Via de mão dupla

É sabido que em qualquer curso, seja a distância ou presencial, são necessários disciplina e comprometimento para que o aluno alcance o tão sonhado diploma. No Direito EAD UNIVERSO não será diferente. Todo o cronograma de estudos será voltado para acolhimento do aluno, desde as necessidades mais particulares. Mas como em uma via de mão dupla, os professores também destacam a importância do compromisso dos alunos em cumprir prazos e tarefas. Com 16 anos de experiência na modalidade EAD, a UNIVERSO reforça, através do corpo docente, que o Direito EAD será mais uma etapa de adaptação do ensino. 

“Existe no cronograma de projetos, o plano de desenvolvermos um webinário, que será uma oportunidade que todos têm de estar juntos na mesma plataforma, além de seminários e outros eventos como semana jurídica, semana do advogado, vários encontros que irão contribuir para que os alunos possam, mesmo de forma remota, se encontrarem”, revela o coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) Durval Duarte Neto, sobre as possibilidades de interação dentro da plataforma de ensino. 

Coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) Durval Duarte Neto
Coordenador do Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) Durval Duarte Neto | Foto: Filipe Aguiar
 


“A principal orientação que eu dou aos alunos de Direito, que será mantida para o EAD, é comprometimento e responsabilidade de estudar”, completa o professor Marco Antônio.

Corpo docente do curso de Direito da UNIVERSO EAD:

Priscila Lima Rosa - Gestora do Curso

Advogada, membro do Núcleo Docente Estruturante do curso (NDE). Professora, Mestre em Psicologia Social, Pós-Graduada em Direito Privado pela Universidade Salgado de Oliveira (Universo), Professora da Graduação e Pós-Graduação da Universidade Salgado de Oliveira e da Pós-Graduação CBEPJUR/UCAM. 

Desembargador Nagib Slaibi Filho - Professor e membro do Núcleo Docente Estruturante do curso (NDE) 

Magistrado de carreira no Estado do Rio de Janeiro. Professor e conferencista de Direito. Autor de livros e artigos sobre temas jurídicos. Presidente da 6ª Câmara Cível e membro efetivo, na cota de antiguidade, do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Professor Titular da Universidade Salgado de Oliveira (Universo), desde agosto de 1997. Pós-doutorando em Direito, pela Universidad Del Museo Social Argentino (UMSA), Buenos Aires (Argentina), em 2014. Doutor em Direito pela Universidade Gama Filho (2012). 

Matilde Carone Slaibi Conti - professora e Membro do Núcleo Docente Estruturante do curso (NDE)

Possui graduação em Direito - Ciências Jurídicas pela Universidade Cândido Mendes (1990), graduação em História pela Universidade Salgado de Oliveira (2010), graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1962) e doutorado em Ciências Jurídicas e Sociais - Universidad del Museo Social Argentino (1999). Professora titular da Universidade Salgado de Oliveira. 

Durval Duarte Neto -Coordenador do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ)

Gestor do curso de Direito da UNIVERSO SG e membro do Núcleo Docente Estruturante do curso (NDE). Graduado em Direito pela Universidade Salgado de Oliveira (2003). Pós-graduado em Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho pela UNIDERP. Professor de horário integral da Universidade Salgado de Oliveira, desde 2007. Gestor do Curso de Direito da Universo Campus São Gonçalo desde 2012 e do Núcleo de Prática Jurídica desde 2010. 

Michele Penha da Silva Araujo de Oliveira – Professora

Advogada civilista, membro do Núcleo Docente Estruturante do curso (NDE). Professora, Doutoranda em Direito Empresarial e Financeiro e Doutoranda em Educação. Mestre em História Social e Política do Brasil, Pós-Graduada em Direito Privado pela UFF (Direito Civil e Empresarial), Professora titular  de Processo Civil da Universidade Salgado de Oliveira; Professora de Processo Civil da Pós-Graduação em Direito Privado na UFF, da Pós-Graduação da Universidade Salgado de Oliveira e da Pós-Graduação ESA/CBEPJUR/UCAM. 

Michele Penha da Silva Araujo de Oliveira
Michele Penha da Silva Araujo de Oliveira | Foto: Filipe Aguiar
 


Marco Antônio da Silva – Professor

Advogado criminalista, membro do Núcleo Docente Estruturante do curso (NDE). Mestrando em Direito e Negócios Internacionais. Especialista em Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito do Consumidor e Responsabilidade Civil. Professor de Pós Graduação da Universidade Salgado de Oliveira; Professor de Pós Graduação da ESA - UCAM- CBPEJUR e Professor de Pós Graduação da Universidade Veiga de Almeida. Autor do livro "Processo Penal Resumido". 

Paulo Cesar Cavalcanti – Professor, advogado

Mestre em Direito pela UCAM, sendo a área de concentração: Direito Econômico e Desenvolvimento, Professor Universitário, Conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil, 8ª subseção, Vice-presidente da Comissão de Prerrogativas da 8ª Ss, Diretor da Escola Superior da Advocacia - ESA da OAB/RJ 8ªSs, militante na área de Direito do Trabalho, exerce grande conhecimento na área contábil, especialista em Compliance Trabalhista e autor de diversas obras jurídicas.

Paulo Cesar Cavalcanti
Paulo Cesar Cavalcanti | Foto: Filipe Aguiar
 


Lauriani Porto Albertini - professora

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (2002), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (2006) e Doutorado em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos (2011). Atua como professora da Universidade Salgado de Oliveira. Professora Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa e Produção Acadêmica (NEPAC) do Curso de Direito da Universidade Salgado de Oliveira, campus São Gonçalo.

Marcella da Costa Moreira de Paiva - professora

Professora Universitária na Pós-Graduação de Processo Civil e Gestão Jurídica no Instituto Brasileiro de Mercados de Capitais (IBMEC). Professora Universitária do Curso de Direito na Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO). Doutoranda em Direito no Programa de Pós-Graduação em Direito, Instituições e Negócios (PPGDIN), na Universidade Federal Fluminense. Mestra pela Universidade de Vigo, Espanha. Mestra em Justiça Administrativa, sob a linha de pesquisa Ética e Justiça, na Universidade Federal Fluminense.

Simone Brilhante de Mattos - professora

Possui graduação em Direito pelo Instituto Metodista Bennett (1987), mestrado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense (2017) e mestrado em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense (2017). Atualmente é professora docente da Universidade Salgado de Oliveira.

Luciana Raybolt da Silva Campanatti Guerson - professora

Advogada, mestre em Psicologia Organizacional. Especialista em Direito da Administração Pública. Professora docente da Universidade Salgado de Oliveira.

/Professores do ensino Direito EAD UNIVERSO: previsão para 2022
Professores do ensino Direito EAD UNIVERSO: previsão para 2022. Foto por Filipe Aguiar
. Foto por Filipe Aguiar

Gostou da matéria?
Compartilhe!

Veja também

Mais lidas