Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2113 | Euro R$ 5,5412
Search

‘Medalha de Ouro’: Com nota máxima, MEC avalia curso de Direito a Distância (EAD) da UNIVERSO

Agora, é necessário aguardar o MEC publicar a portaria de autorização no Diário Oficial

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 11 de agosto de 2021 - 07:30
Professores do Direito da Universo comemoraram decisão do MEC
Professores do Direito da Universo comemoraram decisão do MEC -
Professores do Direito da Universo comemoraram decisão do MEC
Professores do Direito da Universo comemoraram decisão do MEC |  Foto: OSG/Filipe Aguiar
 

Após um rigoroso processo de avaliação, o Ministério da Educação (MEC) atribuiu nota máxima (nota 5) ao Projeto Pedagógico da Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO), que a partir de 2022 ofertará a estudantes de todo o país o curso de Direito na modalidade Educação a Distância (EAD).

O processo de autorização foi protocolado junto ao Ministério da Educação em 2017, tornando a UNIVERSO pioneira no país na oferta do curso de Direito a distância, visto que atualmente não há curso de Direito EAD autorizado pelo MEC.

Para obter a sua 'medalha de ouro' (a nota máxima), a UNIVERSO passou por um processo longo de avaliação do MEC, onde foram analisados fatores como: Projeto Pedagógico do Curso, qualificação do corpo docente, instalações físicas, responsabilidade social, gestão, dentre outros.

Além disso, os 15 anos de experiência da Universo na modalidade EAD foi um quesito que influenciou na avaliação positiva do MEC.

Agora, é necessário aguardar o MEC publicar a portaria de autorização no Diário Oficial. A expectativa é que no próximo semestre, o curso de Direito da UNIVERSOEAD esteja em pleno funcionamento. 

Imagem ilustrativa da imagem ‘Medalha de Ouro’: Com nota máxima, MEC avalia curso de Direito a Distância (EAD) da UNIVERSO
 

"Com o curso de Direito na modalidade EAD, a UNIVERSO proporcionará o acesso ao ensino superior a locais que antes não eram alcançados, oportunizando a todos a realização de sonhos, democratizando o ensino e, principalmente cumprindo as metas do Plano Nacional de Educação que estabelece a ampliação da educação superior e na superação das desigualdades educacionais", afirmou a professora e gestora do curso, Priscila Lima Rosa.

Segundo Priscila, "entre as práticas inovadoras, o Curso de Direito modalidade EAD da UNIVERSO contará com um Núcleo de Prática Jurídica totalmente digital, com audiências simuladas, análise de processos e atendimentos à comunidade, possibilitando inserir o aluno em qualquer ambiente jurídico virtual, como por exemplo uma sessão de julgamento ou uma audiência real".

Imagem ilustrativa da imagem ‘Medalha de Ouro’: Com nota máxima, MEC avalia curso de Direito a Distância (EAD) da UNIVERSO
 

Outro diferencial é que o Curso de Direito modalidade EAD da UNIVERSO dispõe de uma biblioteca digital, especializada na área do Direito, possibilitando ao aluno o acesso a livros atualizados de todo o conteúdo do curso.

Estão na linha de frente do Corpo docente do curso de Direito da UNIVERSOEAD: 

Priscila Lima Rosa - Gestora do Curso

Advogada, membro do Núcleo Docente Estruturante do curso (NDE). Professora, Mestre em Psicologia Social, Pós-Graduada em Direito Privado pela Universidade Salgado de Oliveira (Universo), Professora da Graduação e Pós-Graduação da Universidade Salgado de Oliveira e da Pós-Graduação CBEPJUR/UCAM. 

Desembargador Nagib Slaibi Filho - Professor e membro do Núcleo Docente Estruturante do curso (NDE) 

Magistrado de carreira no Estado do Rio de Janeiro. Professor e conferencista de Direito. Autor de livros e artigos sobre temas jurídicos. Presidente da 6ª Câmara Cível e membro efetivo, na cota de antiguidade, do Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Professor Titular da Universidade Salgado de Oliveira (Universo), desde agosto de 1997. Pós-doutorando em Direito, pela Universidad Del Museo Social Argentino (UMSA), Buenos Aires (Argentina), em 2014. Doutor em Direito pela Universidade Gama Filho (2012). 

Matilde Carone Slaibi Conti - professora e Membro do Núcleo Docente Estruturante do curso (NDE)

Possui graduação em Direito - Ciências Jurídicas pela Universidade Cândido Mendes (1990), graduação em História pela Universidade Salgado de Oliveira (2010), graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1962) e doutorado em Ciências Jurídicas e Sociais - Universidad del Museo Social Argentino (1999). Professora titular da Universidade Salgado de Oliveira. 

Durval Duarte Neto -Coordenador do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ)

Gestor do curso de Direito da UNIVERSO SG e membro do Núcleo Docente Estruturante do curso (NDE). Graduado em Direito pela Universidade Salgado de Oliveira (2003). Pós-graduado em Direito do Trabalho e Direito Processual do Trabalho pela UNIDERP. Professor de horário integral da Universidade Salgado de Oliveira, desde 2007. Gestor do Curso de Direito da Universo Campus São Gonçalo desde 2012 e do Núcleo de Prática Jurídica desde 2010. 

Michele Penha da Silva Araujo de Oliveira – Professora

Advogada civilista, membro do Núcleo Docente Estruturante do curso (NDE). Professora, Doutoranda em Direito Empresarial e Financeiro e Doutoranda em Educação. Mestre em História Social e Política do Brasil, Pós-Graduada em Direito Privado pela UFF (Direito Civil e Empresarial), Professora titular  de Processo Civil da Universidade Salgado de Oliveira; Professora de Processo Civil da Pós-Graduação em Direito Privado na UFF, da Pós-Graduação da Universidade Salgado de Oliveira e da Pós-Graduação ESA/CBEPJUR/UCAM. 

Marco Antônio da Silva – Professor

Advogado criminalista, membro do Núcleo Docente Estruturante do curso (NDE). Mestrando em Direito e Negócios Internacionais. Especialista em Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito do Consumidor e Responsabilidade Civil. Professor de Pós Graduação da Universidade Salgado de Oliveira; Professor de Pós Graduação da ESA - UCAM- CBPEJUR e Professor de Pós Graduação da Universidade Veiga de Almeida. Autor do livro "Processo Penal Resumido". 

Paulo Cesar Cavalcanti – Professor, advogado

Mestre em Direito pela UCAM, sendo a área de concentração: Direito Econômico e Desenvolvimento, Professor Universitário, Conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil, 8ª subseção, Vice-presidente da Comissão de Prerrogativas da 8ª Ss, Diretor da Escola Superior da Advocacia - ESA da OAB/RJ 8ªSs, militante na área de Direito do Trabalho, exerce grande conhecimento na área contábil, especialista em Compliance Trabalhista e autor de diversas obras jurídicas.

Lauriani Porto Albertini - professora

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (2002), mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (2006) e Doutorado em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos (2011). Atua como professora da Universidade Salgado de Oliveira. Professora Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa e Produção Acadêmica (NEPAC) do Curso de Direito da Universidade Salgado de Oliveira, campus São Gonçalo.

Marcella da Costa Moreira de Paiva - professora

Professora Universitária na Pós-Graduação de Processo Civil e Gestão Jurídica no Instituto Brasileiro de Mercados de Capitais (IBMEC). Professora Universitária do Curso de Direito na Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO). Doutoranda em Direito no Programa de Pós-Graduação em Direito, Instituições e Negócios (PPGDIN), na Universidade Federal Fluminense. Mestra pela Universidade de Vigo, Espanha. Mestra em Justiça Administrativa, sob a linha de pesquisa Ética e Justiça, na Universidade Federal Fluminense.

Simone Brilhante de Mattos - professora

Possui graduação em Direito pelo Instituto Metodista Bennett (1987), mestrado em Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense (2017) e mestrado em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense (2017). Atualmente é professor docente da Universidade Salgado de Oliveira.

Matérias Relacionadas