Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2089 | Euro R$ 5,5496
Search

Motoboys de Niterói realizarão nova manifestação na próxima segunda-feira (17)

Eles exigem melhores condições de trabalho

relogio min de leitura | Escrito por Ana Carolina Moraes | 14 de maio de 2021 - 11:25
Os motoboys fizeram uma manifestação sobre o caso na última quarta-feira (12)
Os motoboys fizeram uma manifestação sobre o caso na última quarta-feira (12) -

Os motoboys de Niterói seguem indignados com ações tomadas pela Prefeitura recentemente. Na última quarta-feira (12), um grupo com 80 motoboys se reuniu em bairros de Niterói indo em direção à Prefeitura como forma de protesto contra as fiscalizações diárias de agentes da Guarda Municipal que tem prejudicado o trabalho desses entregadores. Mesmo sendo atendidos por secretários na Prefeitura no dia da primeira manifestação, nada foi resolvido. Por isso, na próxima segunda-feira (17), eles realizarão uma segunda manifestação. 

Leonardo Pereira, de 35 anos, trabalhava como motoboy já há alguns anos, mas, em 2020, estava atuando em um posto de gasolina. Ele acabou sendo demitido por causa da pandemia e voltou a trabalhar entregando alimentos com a moto. Ele sente que a categoria, que não parou na pandemia, vem sendo perseguida por agentes da Guarda Municipal.

"Na última manifestação na quarta-feira (12), o prefeito Axel Grael não nos atendeu. Ele mandou dois secretários falarem com a gente e explicamos a situação para eles. Contamos sobre como nós nos sentimos perseguidos. Eles, então, pegaram os nossos telefones (meu e de outro colega) e ficaram de nos responder sobre o tema até ontem (13). Sendo que nos sentimos enganados, pois não mandaram mensagem nenhuma para nós, não fizeram nenhum tipo de contato, e quando saímos da prefeitura, começou uma intensificação de blitz pior ainda, apenas sobre as motos. Eles prometeram uma resposta para a gente e não deram", contou o motoboy. 

Os motoboys fizeram uma manifestação sobre o caso na última quarta-feira (12)
Os motoboys fizeram uma manifestação sobre o caso na última quarta-feira (12) |  Foto: Filipe Aguiar
 

Ainda segundo Leonardo, a Guarda Civil Municipal vem atrapalhando os motoboys, já que eles tem uma rota para seguir com suas entregas e um tempo estimulado para isso e, por causa das blitzs, eles não conseguem chegar nesse tempo na casa dos clientes. Mesmo aqueles motoboys que tem documentos em dia perdem minutos preciosos sendo abordados. "A Guarda Municipal não é autoridade para a abordagem de veículos, isso é mais com o Detran, mas, mesmo assim, o prefeito de Niterói deu esse poder para a Guarda, que, cada vez  está abordando e levando motos para o pátio próximo ao 12° BPM (Niterói) ou para um depósito em Piratininga. Os Guardas na rua estão multando e apreendendo apenas motos. Somos trabalhadores e isso dificulta o nosso trabalho", afirmou ele.

A manifestação da próxima segunda-feira (17), terá sua concentração na frente do Mc Donald's de São Francisco a partir das 7h30 da manhã. Logo depois, eles seguirão para a frente da casa do prefeito Axel Grael no mesmo bairro. Depois, eles vão em direção à Prefeitura e, caso não resolva, eles vão até os principais acessos da Ponte Rio-Niterói no município.

"Contaremos com o apoio de um carro de som que reivindicará paz para nossa classe, que é só o que queremos. Dessa vez, vamos acabar a manifestação quando o Axel nos ouvir ou quando algo tiver efetivamente provado que a perseguição contra a gente vai acabar. Caso o prefeito não nos escute, vamos buscar outras medidas pacíficas, mas que atuem complicando o trânsito de Niterói para ver se sejamos ouvidos. Nos prometemos ser pacíficos, mas queremos ser ouvidos", finalizou ele.

Matérias Relacionadas