Novidade: Universo começa hoje (08) a oferecer disciplina de Direito Eleitoral

Vitor Marcelo é professor da Universo há 25 anos e vai ministrar a aula no campus São Gonçalo, em Trindade

Escrito por Ana Carolina Moraes* 08/02/2021 09:47, atualizado em 08/02/2021 10:15
Vitor Marcelo se formou em Direito em 1995
Vitor Marcelo se formou em Direito em 1995 . Foto: Divulgação

A Universidade Salgado de Oliveira (Universo) resolveu inovar e criou a disciplina de Direito Eleitoral, cujas aulas terão início na manhã desta segunda-feira (08), de forma online, por conta da pandemia. A ideia é que, assim que possível e com a vacinação, a disciplina se torne presencial. O professor Vitor Marcelo Aranha Afonso Rodrigues será o responsável por ministrar as aulas do curso no campus São Gonçalo. Estudantes da unidade Niterói também poderão acessar as aulas.

Formado em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF) desde 1995, Vitor Marcelo é professor da Universo há 26 anos e, no último ano, se tornou Desembargador Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro. Por isso, Vitor é um dos mais capacitados para ministrar as aulas da nova disciplina. 

"As expectativas são boas. Vai ser fantástico! Acredito que poderia levar a experiência que vejo todos os dias nas sessões de julgamento do TRE, nos recursos que examino e etc para as salas de aula", contou Vitor Marcelo que também advoga fora do TRE e é um dos examinadores da Banca do Exame de Ordem na Fundação Getúlio Vargas por indicação do Conselho Federal.

O professor e advogado conta que a disciplina surgiu há mais ou menos três meses. "Eu comecei a preparar o curso com o objetivo de fazer com que os graduandos entendam o que é o direito eleitoral, o exercício da cidadania, o sistema eleitoral, o alistamento eleitoral e a filiação eleitoral. A ideia é que eles saibam como funciona o processo de eleição. Também é importante destacar que após a eleição ainda temos a prestação de contas dos candidatos e as ações movidas contra eles por abuso político e econômico. A Justiça Eleitoral não trabalha de 2 em 2 anos", contou Vitor Marcelo.

A Universo será uma das primeiras universidades a aplicar a disciplina no estado do Rio. Segundo o professor de direito, existe um campo de trabalho muito bom no Direito Eleitoral. "Vamos ter a possibilidade de desenvolver o direito eleitoral enquanto bacharéis. Meus alunos vão ter desenvoltura para atuar na área de direito eleitoral tanto no TRE quanto nas zonas eleitorais ou assessorando vereadores, políticos e partidos", acrescentou o professor.

O desembargador do TRE-RJ está com as melhores ideias para o curso que se inicia nesta segunda-feira (08). A turma de Direito Eleitoral está lotada para esse período e a ideia é que as aulas sejam um sucesso, misturando a teoria com um pouco da prática do professor, como contou o próprio Vitor Marcelo. 

Para quem quiser saber mais sobre Vitor Marcelo, basta clicar aqui para ir até a matéria anterior sobre o professor. 

*Estagiária sob supervisão de Cyntia Fonseca

Gostou da matéria?
Compartilhe!

Veja também

Mais lidas