Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2089 | Euro R$ 5,5496
Search

Professor da Universo assume cargo como membro do TRE-RJ

A escolha final ficou a cargo do presidente Jair Bolsonaro

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 10 de setembro de 2020 - 11:52
Imagem ilustrativa da imagem Professor da Universo assume cargo como membro do TRE-RJ

O ano era 1995, e o gonçalense Vitor Marcelo Aranha Afonso Rodrigues, acabara de se formar na Universidade Federal Fluminense (UFF), no curso de Direito. Aluno exemplar, ele foi convidado pelo professor Antônio José para ingressar no corpo docente da Universidade Salgado de Oliveira (Universo). Lá, ele integrou a equipe de professores responsáveis pela formação da primeira turma de Direito da então faculdade, e que viria se tornar uma referência neste curso no Estado do Rio de Janeiro. Passados 25 anos, o jovem gonçalense cheio de sonhos, acaba de ser escolhido pelo presidente da República Jair Bolsonaro como novo membro do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), na classe de jurista. O decreto com a nomeação foi publicado na edição do Diário Oficial da União de terça-feira (dia 1º de setembro).

A partir de agora, o professor Vitor Marcelo terá um novo desafio em sua carreira: participar de uma eleição em meio à pandemia do coronavírus. No novo cargo, ele cumprirá um mandato de dois anos na Corte Eleitoral fluminense.

"Fiquei muito feliz com a escolha do meu nome. Começamos essa candidatura em 2019 e passei pelas avaliações do TRE e do TSE, até que o presidente me escolhesse entre os três candidatos da lista final. É uma satisfação enorme representar o nome de São Gonçalo e sei da responsabilidade do cargo. Somos sete membros do colegiado e me sinto preparado para esse trabalho. Existe uma estrutura para enfrentar esse novo momento", contou. 

Vitor Marcelo explicou ainda que tudo tem sido estudado para ser adequado ao "novo normal". "Será uma eleição histórica. As convenções serão virtuais e a campanha eleitoral pelas redes sociais. O controle das fake news e a fiscalização das campanhas serão desafios. Mas, a Justiça Eleitoral está ciente e vamos trabalhar para que tenhamos uma eleição tranquila e segura para os eleitores", disse. 

Para a professora e reitora da Universidade Salgado de Oliveira, Marlene Salgado de Oliveira, ver um professor da instituição chegar tão longe é motivo de muito orgulho. "O professor Vitor Marcelo trabalha há muitos anos conosco. É um excelente professor e querido por toda a comunidade acadêmica. Sabemos que foi uma ótima escolha do TRE, porque ele é uma pessoa muito competente. Além da competência ele é humilde. Professor Vitor é um gonçalense que nos orgulha muito", afirmou a reitora. 

História 

Vitor Marcelo Aranha Afonso Rodrigues tem 47 anos. Ele nasceu no bairro do Paraíso, em São Gonçalo, e é filho da professora Maria da Glória Aranha Pereira e do advogado Manoel Alcides Afonso Rodrigues.

Vitor Marcelo Aranha Afonso Rodrigues tem 47 anos
Vitor Marcelo Aranha Afonso Rodrigues tem 47 anos |  Foto: Divulgação
 

Foi sua mãe, inclusive, a responsável por sua alfabetização. "Mamãe cuidou de minha educação. Ela foi professora do Colégio Presidente Castello Branco e me iniciou nas primeiras letras. Já meu pai é uma influência no Direito. Foi a partir de seus ensinamentos que nasceu meu senso de justiça. Temos muitos advogados na família e isso é uma fonte de inspiração", apontou. 

Casado com Helem Francisquinie, e pai de duas filhas: Maria Eduarda,18 e Sophia de 14 anos, ele visita São Gonçalo com frequência. 

"Continuo trabalhando na Universo e até há pouco tempo era procurador do município. Deixei o posto para concorrer ao cargo no TRE. Essa era uma das exigências. Mas não deixo a minha cidade. Tenho uma relação afetiva com São Gonçalo e muito de meus familiares residem no município", contou. 

O professor aproveitou para deixar um conselho a todos que sonham em conseguir sucesso em suas carreiras. "Estudar é o caminho do sucesso. Não se consegue aprender sem estudo. A educação é o único meio honesto para se conquistar o espaço na sociedade", concluiu.

Matérias Relacionadas