Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 4,9892 | Euro R$ 5,4003
Search

Teaser de filme gonçalense que aborda epidemia é lançado no Youtube

Roteiro escrito, em 2018, coincide com o atual momento de pandemia do novo coronavírus

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 30 de março de 2020 - 22:38
Imagem ilustrativa da imagem Teaser de filme gonçalense que aborda epidemia é lançado no Youtube

Por Rennan Rebello

No dia 16 de junho de 2019, O SÃO GONÇALO publicou uma reportagem sobre o filme 'Proteção', que será o primeiro longa-metragem do diretor gonçalense Alberto Sena, teve seu teaser lançado hoje (30), no Youtube;  e coincidentemente traz em sua trama como pano de fundo: uma epidemia, intitulada como a 'peste branca', que acomete os personagens por meio do contágio tal como o novo coronavírus (covid-19), que atualmente assola diversas partes do mundo, por ocasionar mortes a ponto de fazer autoridades de diversos países a adotaram o isolamento social por parte de sua população. 

Em entrevista ao portal osaogoncalo.com.br, Sena, comentou sobre a coincidência (de sua produção com o pandemia de coronavírus) e também explicou sobre a doença retratada em seu filme autoral. "Acho que não existem coincidências, as informações estão na atmosfera, as vezes algumas pessoas estão mais abertas para receber os sinais. A gente precisa estar conectado com o universo, principalmente quem escreve. Eu comecei a escrever o roteiro em agosto de 2018 e começamos a filmar em março de 2019. O que tem de comum com o que estamos vivendo é que a doença surge nas classes mais altas e o termo 'peste branca' é uma analogia dos fatos", disse o cineasta e morador do bairro do Apolo II.

No momento, as gravações de 'Proteção' foram suspensas por medida de prevenção contra o coronavírus. No entanto, a estreia do filme em festivais de cinema segue mantida conforme o cronograma original. "As cenas finais foram interrompidas por motivos óbvios de segurança. Mas retornaremos assim que for possível. O lançamento do filme continua para o segundo semestre deste ano", finalizou Sena.

A obra cinematográfica conta com atores experientes como Rheinaldo Baso, nome conhecido na cena artística gonçalense; com Wilson Rabelo, que atuou no aclamado 'Bacurau' (de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, lançado no ano passado) que foi sucesso de público e crítica no cinema brasileiro; com Érico Brás (que atualmente apresenta o programa 'Se Joga' da TV Globo) e com Reinaldo Júnior, protagonista da história. A produção do longa fica por conta do Coletivo Ponte Cultural, de Sena e de seu companheiro Marcos Moura, que também é um dos responsáveis pelo Cine Tamoio, que é o único festival de cinema de São Gonçalo. Pelas atividades realizadas na região, a dupla foi homenageada com o diploma Heloneida Studart de Cultura concedido pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), em 2019.

Página da produção, no Facebook,  sobre a coincidência entre roteiro e pandemia de coronavírus

Leia mais: Primeiro longa de diretor gonçalense já está em produção
Ativistas culturais de São Gonçalo são homenageados na Alerj

Matérias Relacionadas