Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 4,9892 | Euro R$ 5,4003
Search

Flisgo apresenta sua 4ª edição com o tema: "Você tem fome de que?"

Tema foi pensado em alusão não só ao momento crítico que a população brasileira vive

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 15 de setembro de 2022 - 16:50
O FLISGO tem como objetivo proporcionar aos autores regionais espaço para exposição da sua(s) obra(s)
O FLISGO tem como objetivo proporcionar aos autores regionais espaço para exposição da sua(s) obra(s) -

O Festival Literário de São Gonçalo, maior evento do seguimento, no Leste Fluminense, em sua quarta edição, inova mais uma vez e apresenta, entre os dias 22 e 27 de setembro, três eventos em um no Partage Shopping, Av. Pres. Kennedy 425, São Gonçalo. O FLISGO terá como tema “Você tem fome de quê?” em alusão não só ao momento crítico que a população brasileira vive e que deixa milhões de pessoas em situação insegurança alimentar, mas também em defesa dos direitos humanos da população mais vulnerável, aí inserido o direito aos bens culturais e sociais.

No dia 22 de setembro, abrindo o festival, acontecerá a “Marcha das Mulheres pela Democracia”, com concentração a partir das 10h, na Praça do Zé Garoto. Após a marcha, no Partage Shopping, todas as mulheres parlamentares, candidatas ao pleito de 2022 e dirigentes que ocupam lugar de destaque, terão espaço para falar sobre políticas públicas. A tarde e a noite do dia 22 serão marcadas por conferências, lançamento de livros, performances artísticas, mostra de vídeos e oficinas que tratam dos temas do empoderamento feminino. O evento conta com o apoio de Luana Mota, Sol Miranda e tem a parceria do Movimento Cidade no Feminino e o Grupo Mulheres do Brasil, cuja a presidente de honra é Luiza Trajano.

No dia 23 de setembro, das 10h às 22h, acontecerá a CPI - Conferência de Produtores Independentes da Cultura, onde escritores(a), oficineiros(as), artesãos, coordenadores de projetos, cadeia técnica e criativa da produção e todos e todas pertencentes ao setor de Arte e Cultura do Estado terão destaque para identificar e dialogar as demandas e, de forma coletiva, buscar possíveis soluções, levando em conta cada território, através de painéis, fóruns e workshops, proporcionando trocas de experiências e vivências. A iniciativa busca desenvolver a cartilha 'CPI da Cultura', redigida por essas diretrizes e assinada por todos os presentes, sendo eles produtores individuais, coletivos, apoiadores, parceiros institucionais e membros do poder público. As atividades do dia ficarão por conta de Magda Gomes, Alcimário Jr, Sinara Rúbia, Katiucha Watuze, Fabbi Silva, Sol Miranda e Emerson Rodrigues. E para a parceria na coordenação foram convidados Thiago Mathias e Glauber Lucas.


Leia também:

Coletivo da UERJ abre inscrições para concurso de poesia

Pilares da Cultura Preta são laureados no Prêmio Ubuntu


Do dia 24 ao dia 27 de setembro, das 10h às 22h acontecerão feiras literárias, palestras e lançamentos de autores independentes e editoras regionais. Os destaques desta edição serão Rodrigo França, Jackes D'Asdek , Helena Theodoro, Ivani dos Santos, Verônica Bonfim, Veralinda Menezes, Elaine Marcelina, Lia Vieira, Vilma Piedade, Miriam Alves, entre outros. No dia 26/09 o protagonismo será voltado para a comunidade LGBTQIA+, com atividades e lançamentos exclusivos de personalidades como Jaqueline De Jesus, Jhordan Lessa, Paula Nascimento, Leonardo Peçanha, Well Castilho e Alberto Sena, entre outros nomes potentes e referência na comunidade.

O FLISGO tem como objetivo proporcionar aos autores regionais espaço para exposição da sua(s) obra(s); incentivar o hábito de leitura, reconhecer a importância da literatura e da sua função enquanto manifestação artística e registro cultural da humanidade e conectar as diversas linguagens e narrativas artísticas culturais do nosso município. Mais informações: @flisgo

Matérias Relacionadas