Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1957 | Euro R$ 5,5298
Search

Profissionais de educação realizam protesto na Prefeitura de Itaboraí

Classe pediu a valorização dos docentes

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 10 de maio de 2018 - 11:06
Profissionais fizeram manifestação pacífica na Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro
Profissionais fizeram manifestação pacífica na Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro -

Por Sany Medeiros e Alan Emilliano

Um dia após a manifestação de ex-funcionários do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), a sede da Prefeitura de Itaboraí foi palco de um novo protesto. Desta vez, profissionais da rede municipal de ensino realizaram, na manhã de ontem, protesto cobrando melhorias nas condições estruturais das escolas e uma maior valorização dos professores da cidade. Após uma longa espera, os servidores foram recebidos pelo prefeito Sadinoel Souza.

Dentre os problemas relatados pelos profissionais, há unidades de ensino instaladas em prédios abandonados, profissionais de apoio sobrecarregados e com salários atrasados e descumprimento de leis sobre reajuste salarial. Segundo o Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe), os servidores entraram pelo quarto ano consecutivo sem ter um aumento de salário, o que é um flagrante descumprimento da data-base existente na cidade. 


“Criamos uma enorme expectativa para o mandato do prefeito Sadinoel, mas a decepção vem crescendo com o passar do tempo. A situação é preocupante, com condições precárias nas escolas e nenhuma valorização dos profissionais de ensino do município”, afirmou a diretora do Sepe de Itaboraí, Amanda Rodrigues.

No ato, o Sepe entregou uma carta aos moradores, condenando as atuais condições do sistema municipal. Segundo o texto, a população precisa entender a precaridade das unidades de ensino no município e pede o apoio de pais e alunos na luta por melhorias. “A pior sensação é de que não existe perspectivas de melhorias, já que o atual prefeito continua com a frase típica de início de mandato. ‘Temos que arrumar a casa”, porém esse já é o segundo ano do Sadinoel”, afirmou uma funcionária, que preferiu não se identificar.

A assessoria de imprensa da Prefeitura de Itaboraí informou que o prefeito Sadinoel Souza se reuniu com os secretários de Fazenda e Planejamento após a reivindicação da classe. Na ocasião, eles conversaram com os representantes do Sepe sobre a reposição salarial, desconto judicial dos aposentados do Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Itaboraí, eleição direta nas escolas municipais, descontos de greve e outros.

Quanto à reposição salarial dos servidores efetivos do município, o prefeito assumiu o compromisso de quando melhorar a renda com a retomada das obras da UPGN do Comperj, pretende realizar 3% de correção e as perdas acumuladas com os salários dos servidores.

Veja mais notícias:

Prefeitura de Maricá abre inscrições para o programa ‘Esporte Presente’

Maricá vai oferecer castração de animais de rua em clínicas particularesComércio está otimista para o Dia das Mães em São Gonçalo

Matérias Relacionadas