Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1585 | Euro R$ 5,5113
Search

Historiador expõe fotos de tapetes de sal na Casa de Artes em São Gonçalo

Inauguração será na próxima quinta-feira

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 20 de maio de 2018 - 10:04
Professor fotografou confecção de tapetes na cidade em 1999
Professor fotografou confecção de tapetes na cidade em 1999 -

Por Rennan Rebello


Em fevereiro deste ano, O SÃO GONÇALO noticiou a empreitada do professor de História de Rio Bonito, Henrique Mendonça, de 49 anos, que em sua época de graduando na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), no Patronato, promoveu um financiamento coletivo na internet para expor fotografias que registrou da confecção de tapetes de Corpus Christi, em São Gonçalo em 1990. E, finalmente,19 anos depois, a exposição irá acontecer na cidade.

A inauguração será na próxima quinta (24), na Casa de Artes Villa Real, no Zé Garoto, a partir das 19h30. O evento acontecerá uma semana antes da celebração do ministério da eucaristia (a consagração do corpo e do sangue de Cristo).

“Estou sentindo uma sensação de ‘acerto de contas’ com a minha trajetória porque sempre tive uma relação muito forte com a fotografia, sobretudo a documental. Digamos que foi meu primeiro amor antes do curso de História, e ver meu acervo exposto, além de ser uma forma de voltar no tempo, também me faz lembrar que através desses registros desta cultura da confecção dos tapetes de sal, também me fez ‘descobrir’ São Gonçalo e as características de seu povo. Isso foi uma ótima experiência para mim, que era estudante com pouco mais de 20 anos, vindo de outro município”, conta o artista.

Como acadêmico, Henrique realizou alguns trabalhos fotográficos em projetos de pesquisas ligados ao departamento de história da Uerj e pretende seguir no ramo da imagem em paralelo a docência, inclusive, já pensa no próximo trabalho a ser realizado com a câmera na mão.

“Eu já realizei trabalhos nesse sentido. Fotografei em unidades do sistema penitenciário, em 2011, e também registrei refugiados, num trabalho relacionado ao Centro de Memória da Imigração da Ilha das Flores, em Neves. No momento, estou pensando em documentar com fotos, os armazéns de secos e molhados e bares do interior fluminense como local de sociabilidade e vivência, importantes para algumas comunidades por serem um lugar do encontro”, comentou.

Quem quiser ver as imagens que estarão na mostra ou ainda participar do financiamento para adquirir uma das obras, basta acessar: www.hmendoncaphoto.com que também dispõe de outros trabalhos do ‘fotógrafo-historiador’.

Matérias Relacionadas