Dólar R$ 5,1957 | Euro R$ 5,5298
Search

Alunos realizam manutenção em escola municipal de São Gonçalo

Estudantes pintaram muro do colégio no Porto Novo

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 02 de maio de 2018 - 09:33
Para os pais, o ensino público está abandonado na cidade
Para os pais, o ensino público está abandonado na cidade -

Revoltados com o abandono da fachada do Colégio Municipal Armando Leão Ferreira, no Porto Novo, em São Gonçalo, resolveram colocar literalmente a mão na massa e pintaram o muro da escola, o que seria uma atribuição do poder público.

Os pais lamentam a precariedade do ensino público na cidade.

“Achei vergonhoso o que eu presenciei. Vi alunos fazendo o que deveria ser feito pelas autoridades públicas da cidade. Na minha época, ao invés de fazer o trabalho do governo pintando muro, nós éramos ensinados a plantar árvores e cuidar do meio ambiente. Sempre estudei em escolas municipais e estaduais e nunca tive do que reclamar. Estão querendo fazer do ensino público uma instituição ruim. Está certo isso?”, questionou o pai de um aluno que preferiu não se identificar para evitar represálias.

Segundo pais, faltam professores

Mas de acordo com os responsáveis pelos estudantes, os problemas na unidade vão além das condições físicas da unidade. Segundo eles, faltam professores e materiais escolares e uniformes, o que obriga os alunos a estudarem apenas em meio período.

“Nesse colégio meu filho ficou sem professora por duas semanas no início do ano. Colocaram uma substituta e, mesmo assim, ele saía todos os dias às 10h. Não entendo”, informou o homem.

A Prefeitura de São Gonçalo informou que as aulas estão normais na escola em questão. “Houve desistência de um professor no turno da tarde, mas o problema está sendo contornado enquanto a vaga não é preenchida, sem dispensa ou prejuízo para os estudantes”.

Já em relação à pintura do muro, o governo municipal explicou que é um projeto de meio ambiente desenvolvido pela escola. “Trata-se de uma pintura artística e temática e uma atividade escolar”. Quanto aos kits escolares e uniformes, a Prefeitura disse que “espera entregar nos próximos dias”.

Denúncias são várias na rede municipal

A Prefeitura de São Gonçalo não tem cumprido com as obrigações básicas em diversas áreas e, principalmente, quando o assunto se trata de educação. O SÃO GONÇALO tem mostrado, diariamente, nas últimas semanas, o descaso das autoridades com a educação na rede municipal de ensino.

Os problemas denunciados por professores, funcionários administrativos e responsáveis por alunos são vários e recorrentes em muitas unidades, como falta de funcionários na área da limpeza e da cozinha, docentes, estrutura mínima nas vias de acesso às unidades e até falta de acessibilidade para crianças com deficiência.

Veja mais notícias:
Força Nacional patrulha vias de acesso à Niterói-Manilha
Policial perde veículo, mas escapa ileso de arrastão na BR-101
Gonçalenses mortos no Rio serão enterrados na sexta-feira

Matérias Relacionadas