Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1957 | Euro R$ 5,5298
Search

Clínica Psiquiátrica é reformada em São Gonçalo com espaço renovado

Nossa Senhora das Vitórias fica no Zé Garoto.

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 09 de agosto de 2017 - 09:00
Saúde reforma clínica Nossa Senhora das Vitórias
Saúde reforma clínica Nossa Senhora das Vitórias -

Pacientes da Clínica Psiquiátrica Nossa Senhora das Vitórias, no Zé Garoto, contam hoje com uma melhor estrutura nos ambientes. Isso porque no último mês a unidade passou por uma reforma estrutural que compreende a parte elétrica, hidráulica, além de pintura e reforma. Hoje a unidade abriga 223 pacientes, entre homens e mulheres. A reforma vai desde as seis enfermarias, sala de curativos até o refeitório. 

"A construção do processo de humanização na área da saúde mental se traduz em um desafio para os profissionais que atuam na área. O objetivo é melhorar a qualidade dos serviços oferecidos aos pacientes que ainda não podem ser reinseridos na sociedade. A trajetória do cuidado aos portadores de transtornos psíquicos são marcadas pela falta de assistência humana básica e excesso de medicação", explica o secretário de Saúde, Dimas Gadelha. 

Com o objetivo de fornecer uma alimentação balanceada, o serviço de nutrição na unidade é realizado com a elaboração de cardápios específicos para dietas.

"Fazemos a avaliação nos pacientes e de acordo com o laudo ela discrimina as dietas que são oferecidas de acordo com o estado do paciente. Temos dieta líquida, pastosa, branda, constipante, laxativa, para diabéticos, que tem restrição de carboidratos ou para HAS, que tem pouca adição de sal. O objetivo do Serviço é fornecer uma alimentação balanceada, satisfazendo as necessidades nutricionais diárias dos pacientes", explica  a coordenadora do Serviço de Nutrição e Dietética do setor, Márcia Figueiredo. 

A rotina dos pacientes tem uma programação que inclui diversas atividades. Além do cuidado diário com médicos, enfermeiros, assistentes sociais e psicólogos, os terapeutas ocupacionais realizam um trabalho de acordo com as necessidades individuais de cada um. Entre as atividades, dança, oficina de pintura, futebol, oficina de beleza e cinema fazem parte da programação. Em breve, os pacientes participarão de uma oficina de horta ecológica, onde irão plantar hortaliças, para depois consumir em suas refeições.

Leia mais notícias da região: 

Bando invade casa e mata morador na 'guerra' do tráfico em São Gonçalo

Profissionais da Faetec do Barreto fazem greve em Niterói

'Chefão do pó' de São Gonçalo é preso em Bangu

Matérias Relacionadas