Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Profissionais da Faetec do Barreto fazem greve em Niterói

Cerca de 2 mil alunos ficarão sem aulas

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 09 de agosto de 2017 - 09:30
Profissionais, alunos e seus pais fizeram assembleia ontem.
Profissionais, alunos e seus pais fizeram assembleia ontem. -

Com salários atrasados funcionários da Faetec iniciaram uma paralisação de 72 horas, que será seguida por greve iniciada nesta quinta-feira. A decisão só será revogada em casa de quitação das folhas de pagamento.

Na manhã de ontem, funcionários, alunos e pais de alunos, participaram de uma assembléia no pátio do Colégio Herique Lage, no Barreto, onde os servidores apresentaram as motivações para que as atividades não fossem retomadas, como havia sido determinado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social. Cerca de 2 mil alunos ficarão sem aulas.

De acordo com o professor de história Maurício Rodrigues, os funcionários administrativos e professores estão com mais da metade do salário de maio e junho pendentes, além da dívida sobre o 13º salário.  Já os terceirizados estão sem receber a três meses, assim como os fornecedores.

“Recebemos em maio 50% pagos pelo Fundeb e 46% em junho. No caso do administrativo, eles não chegaram a receber a metade. Os terceirizados, não receberam as passagens. Como vamos retomar as atividades nessas condições? Não temos fornecedores para as merendas e outros insumos. Não a condições nem físicas e nem psicológica desses profissionais trabalharem desta forma”, disse.

Um servidor administrativo, que pediu para não ser identificado contou que precisou arrumar um outro emprego para conseguir queixas suas contas.

“Trabalho nessa escola desde 1988 e nunca vivi uma situação como essa. Tive que buscar outro emprego no mercado para honrar com meus compromissos com a minha família. Graças a Deus consegui um como balconista de farmácia. Estava sendo ajudado pela minha sogra. Tenho dois filhos e viver isso na minha idade é muito constrangedor”, afirmou.

O Deputado Flávio Serafini, que preside a comissão de Educação na Alerj, esteve na assembléia manifestando seu apoio ao funcionários.

“Venho acompanhando de perto essa situação e estamos preiteando junto a secretaria a quitação dos débitos. A Faetec precisa de mais autonomia para que não se torne moeda política”, afirmou.

Em a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social informou que 95% da folha salarial da Faetec, referente a maio, já foi quitada, com recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).  Em junho, 46% da folha foi paga com o mesmo recurso. A expectativa é que os profissionais que recebem com a verba do Fundeb (cerca de 46% da folha) sejam pagos até o 10º dia útil. 

A direção da Fundação de Apoio à Escola Técnica está aberta ao diálogo com os representantes da categoria.

Leia mais notícias da região: 

Bando invade casa e mata morador na 'guerra' do tráfico em São Gonçalo

'Chefão do pó' de São Gonçalo é preso em Bangu

Clínica Psiquiátrica é reformada em São Gonçalo com espaço renovado

Matérias Relacionadas