Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2089 | Euro R$ 5,5496
Search

Paulo Debetio, compositor de grandes sucessos da MPB, morre no Rio

Paulo Debetio estava internado em uma unidade de saúde em Copacabana, devido problemas respiratórios

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 19 de junho de 2023 - 15:07
Debetio foi autor de grandes sucessos, como "Pelo Amor de Deus" e "Nuvem de Lágrimas", eternizado por Fafá de Belém
Debetio foi autor de grandes sucessos, como "Pelo Amor de Deus" e "Nuvem de Lágrimas", eternizado por Fafá de Belém -

A música brasileira perdeu um de seus grandes talentos nesta segunda-feira (19), com a morte do renomado compositor Paulo Debetio. Aos 77 anos, ele não resistiu a uma parada cardiorrespiratória, ocorrida  durante a madrugada, após ter sido internado em uma unidade de Pronto Atendimento da Unimed, no Rio de Janeiro. Debetio deixa um legado marcante na MPB, com canções que conquistaram o público ao longo de sua carreira.

Paulo Debetio nasceu em 1º de março de 1946, na cidade de Poção, em Pernambuco, e foi criado em Camalaú, na Paraíba. Sua carreira teve início no Festival de Carnaval de Belo Horizonte, onde fez parte da dupla "Santos & Debétio". Foi nesse evento que a música "Lolita", de autoria de Rildo Hora e Humberto Teixeira, se destacou.


Leia também:

Agente da PRF preso por atirar em mulher é liberado em audiência

Sargento da PM é morto na Zona Norte do Rio de Janeiro


Ao longo dos anos, ele conquistou reconhecimento e sucesso com suas composições. Hits como "Pelo Amor de Deus", gravado por Emílio Santiago, e "Nuvem de Lágrimas", eternizado por Fafá de Belém, demonstram o talento e a sensibilidade do compositor. Em 1976, Alcione gravou "Retalhos", escrita em parceria com Paulinho Rezende, que se tornaria um grande colaborador de Debetio.

Além de compositor, Debetio também atuou como produtor e diretor artístico nas gravadoras Polygram (Universal) e Warner Music. Durante sua trajetória, trabalhou com renomados artistas, como Chitãozinho e Xororó, Sandy e Junior, Margareth Menezes, Cheiro de Amor, Gian e Giovani, entre outros.

Ao longo dos anos, ele conquistou reconhecimento e sucesso com suas composições
Ao longo dos anos, ele conquistou reconhecimento e sucesso com suas composições |  Foto: Reprodução /Rede Social
 

O velório de Paulo Debetio acontecerá nesta terça-feira (20), no Cemitério da Penitência, no bairro do Caju, Rio de Janeiro. A partir das 9h30, amigos, familiares e fãs poderão prestar suas últimas homenagens ao compositor. Em seguida, às 12h30, o corpo será cremado.

Matérias Relacionadas