Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,2113 | Euro R$ 5,5412
Search

Erro de configuração foi o que motivou a queda das redes sociais do Facebook

Empresa comentou sobre as falhas que duraram cerca de 6h

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 05 de outubro de 2021 - 17:31
Empresa comentou sobre as falhas que duraram cerca de 6h
Empresa comentou sobre as falhas que duraram cerca de 6h -

Após uma instabilidade interna nas redes sociais do grupo Facebook, como o WhatsApp, Instagram e o próprio Facebook, a empresa disse que sua falha foi causada pelas configurações em seus roteadores. O problema durou aproximadamente seis horas e causou um ‘apagão’, deixando assim muitas pessoas sem acesso, atrapalhando também aqueles que dependem de redes sociais hoje em dia para trabalhar.

Mas o que aconteceu? A empresa Facebook disse que, quando alteraram algumas configurações dos roteadores backbone, as coordenadas de tráfegos virtuais, interromperam as comunicações entre os outros roteadores. Em resumo, as redes sociais pararam de “conversar” com a internet de modo geral. Por isso ao tentar acessar não se conseguia atualizar seu feed, enviar ou receber uma mensagem. O ‘backbone’ é um sistema que faz ligação central com outro sistema de várias conexões.

Mas não foi apenas o erro de backbone que apareceu, o ‘5xx Server Error’ também contribuiu para a queda das redes sociais do grupo Facebook. No caso, este erro pode ser uma extensão do backbone, pois ele indica que quando o usuário tenta fazer uma ação, ela não chega até o servidor responsável, fazendo com a informação pedida não apareça.

Mesmo este erro sendo comum no dia a dia, ele foi primordial para se ter uma pequena ideia do que estava acontecendo nos servidores.

O fundador e CEO da empresa Facebook, Mark Zuckerberg, pediu desculpa pela interrupção das redes e trabalhou ele mesmo na solução dos problemas de servidores que ficaram fora do ar das 13h às 19h, desta segunda feira (04).

Matérias Relacionadas