Greve do INSS perto do fim
Governo assina acordo na próxima terça, e agências devem ser reabertas na quarta

Servidores farão assembleia na terça após assinatura do termo
Foto: DivulgaçãoReunidos em assembleia na tarde de ontem, os servidores do INSS no Estado do Rio reafirmaram indicativo de suspensão da greve no Instituto, seguindo orientação da plenária da Fenasps (federação que representa a categoria em nível nacional).
O retorno efetivo ao trabalho, com reabertura das agências, no entanto, só acontecerá na próxima quarta-feira (30), um dia após o governo federal, por meio do Ministério do Planejamento, assinar o Termo de Acordo já aprovado pela categoria.
Apesar do comando Nacional de greve ter solicitado a antecipação da assinatura do acordo para agilizar a volta ao trabalho e consequente retomada do atendimento aos segurados do INSS, o governo se negou a fazê-lo, agendando a referida assinatura para terça (29). Neste mesmo dia, a partir das 16h, no Centro do Rio, os servidores do INSS fazem nova assembleia, quando vão avaliar o cumprimento do acordo por parte do governo federal.
Em linhas gerais, o acordo contempla parte das reivindicações específicas da categoria. O termo prevê a incorporação paulatina de gratificação em três anos, de 2017 a 2018, para os servidores do Instituto que se aposentaram após 2004 ou que, embora na ativa, já estejam em vias de se aposentar.
Outros pontos são: restabelecimento do interstício de 12 meses para progressão/promoção na carreira do seguro social; suspensão dos indicadores do Regime Especial de Atendimento em Turnos; elaboração do plano de ação 2016 no INSS, a ser concluído até novembro deste ano, com participação de servidores, entre outros.
No que se refere ao reajuste salarial, o termo prevê ainda 10,8%, sendo a primeira parcela de 5,5%, em 1º de agosto de 2016, e a segunda de 5%, em 1º de janeiro de 2017.