Instagram Facebook Twitter Whatsapp
Dólar R$ 5,1937 | Euro R$ 5,5292
Search

Escola francesa está com inscrições abertas para curso gratuito de programação

Interessados de todo o país podem participar

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 31 de outubro de 2020 - 08:56
Interessados de todo o país podem participar
Interessados de todo o país podem participar -

A 42|RIO, unidade da francesa 42 no Brasil, está com inscrições abertas para o processo seletivo de um curso online de programação. A participação no curso e nos testes são gratuitas e as vagas são destinadas para o Campus Rio de Janeiro. Podem se inscrever os interessados de todo o país a partir de 18 anos, sem necessidade de conhecimento prévio em tecnologia.

O processo seletivo é formado por três etapas. A primeira delas é um teste on line, que consiste em dois jogos, um de memória e outro de raciocínio lógico. O candidato que for aprovado no teste deve ficar atento à abertura dos slots para o “Check In” - 2ª etapa do processo - que poderá ser um encontro presencial no campus da 42|RIO ou online. Nele, toda a metodologia e história da escola são explicadas, além de ser possível esclarecer dúvidas. A fase final é denominada “Piscina”, e é considerada a mais desafiadora de todas. Em um período de 28 dias, os candidatos fazem uma imersão no campus da 42|RIO, ocasião em que terão contato com toda a estrutura da escola, conhecendo suas técnicas de ensino, além de aprenderem a trabalhar em pares, já que para superar alguns desafios será necessário trabalhar em conjunto. Tudo isso determinará quem fará parte da 42|RIO.

Após a fase classificatória, o aluno apto ao curso terá a disposição um modelo de ensino completamente inovador. Não há contatos com professores e não existem apostilas ou livros. Toda a aprendizagem se baseia em projetos, o que significa que os alunos deverão trabalhar em grupo para avançar nos desafios propostos. Durante todo o andamento do curso o aluno da 42|RIO pode ter a liberdade de escolher o seu horário e tempo de dedicação aos estudos e contar com um campus em funcionamento 24h por dia. Ao final do programa, no nível 21, o aluno recebe um certificado de conclusão das atividades.

Com o desenvolvimento acelerado de novas tecnologias e de novas tendências é cada vez maior a procura por profissionais capacitados para atuarem no mercado de trabalho como programadores. Estima-se que em 2019, antes da pandemia do novo coronavírus, 70 mil posições em todo o país deixaram de ser abertas por falta de mão de obra. Justamente para ajudar nessa demanda de mercado que a 42|RIO abre uma nova fase de inscrições para a capacitação de engenheiros de software.

Várias pesquisas apontam esta forte demanda de profissionais no mercado tecnologia. De acordo com o Mapa do Trabalho Industrial 2019-2023 elaborado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) o Brasil terá de qualificar 10,5 milhões de trabalhadores em ocupações industriais nos níveis superior, técnico, qualificação profissional e aperfeiçoamento até 2023. Já de acordo com o LinkedIn, entre as 15 profissões emergentes no Brasil neste ano, nove estão diretamente ligadas à área de tecnologia da informação. Entre elas: engenheiro de cibersegurança, cientista de dados, engenheiro de dados, especialista em inteligência artificial, programador e desenvolvedor de plataformas.

“O mercado de tecnologia é um dos que mais cresce no Brasil e nesse momento de pandemia as empresas se viram obrigadas a acelerar a sua transformação digital. Porém faltam profissionais capacitados para preencher as vagas. A 42|RIO chega para trabalhar não somente o desenvolvimento de competências técnicas, mas também as competências comportamentais, bem como abrir oportunidades para a diversidade, garantindo o acesso sem nenhuma restrição. Tudo depende da dedicação do aluno, entre 6 a 10 meses o aluno já tem conhecimento para ser contratado, e as empresas patrocinadoras serão as primeiras a terem esse contato com os alunos da 42|RIO”, comenta Leonardo Filardi, responsável pela operação da 42|RIO.

Esta será a segunda edição do processo seletivo, a primeira ocorrida em 2019 obteve mais de quatro mil inscrições vindas de todo o país. Devido a pandemia do novo coronavírus, a fase da Piscina, que é presencial não foi realizada, porém os candidatos que chegaram até essa fase na primeira inscrição, continuarão no processo normalmente. “Estamos organizando todo o processo e uma nova data a ser definida que será realizada juntamente com os inscritos desta nova edição”, afirma Filardi.

Para este novo processo a 42|RIO estima superar as inscrições da última edição. Todas as fases são gratuitas. Futuros gastos com hospedagem e alimentação durante o processo ficam por conta do participante.

Quem pode participar?

A partir dos 18 anos já é possível realizar a inscrição. De acordo com Filardi, “o importante é saber mexer no teclado e no mouse além de gostar de resolver problemas”.

As inscrições serão realizadas online pelo site da 42.rio.

Matérias Relacionadas