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Unidades Sine-RJ voltam a fazer atendimento presencial

Cidadão fluminense receberá encaminhamento de vaga

relogio min de leitura | Escrito por Redação | 05 de outubro de 2020 - 11:52
Secretaria de Trabalho retoma serviço presencial de intermediação de mão de obra
Secretaria de Trabalho retoma serviço presencial de intermediação de mão de obra -

A Secretaria de Estado de Trabalho e Renda está retomando gradativamente o atendimento presencial nas unidades Sine-RJ para os casos de intermediação de mão de obra, respeitando todos os protocolos de segurança para prevenção da Covid-19. O objetivo é facilitar o acesso às vagas de emprego divulgadas por meio do Sine-RJ.

O serviço funciona da seguinte forma: uma equipe de captadores de vagas trabalha junto a empresas para colocar à disposição as oportunidades a quem estiver cadastrado no sistema Sine.

Com as vagas mapeadas, a equipe técnica da Setrab identifica dentro do cadastro quais perfis profissionais se encaixam nas opções de trabalho oferecidas e faz a intermediação entre as duas partes.

Durante o período de pandemia, a oferta das vagas captadas foi realizada por intermédio dos canais digitais Emprega Brasil e Aplicativo Sine Fácil, que continuam em operação.

Com o retorno do atendimento presencial, trabalhadores podem comparecer às seguintes unidades do Sine:

- Barra da Tijuca: de 10h às 16h.

- Guadalupe: de 10h às 16h.- Irajá: de 10h às 16h.- Jardim Sulacap: 12h às 16h.- Rocinha: 10h às 16h.

Desde o início de 2020, das 30.724 pessoas que se inscreveram no Sine, 27.850 foram encaminhadas para uma vaga de trabalho. Com a volta do serviço presencial, a Secretaria de Trabalho e Renda espera aumentar o número de registrados no sistema, conhecer melhor o perfil do trabalhador fluminense, elevar a oferta de vagas dentro de cada perfil e, consequentemente, conseguir um número maior de encaminhamentos e de colocações no mercado de trabalho.

Para o secretário de Estado de Trabalho e Renda, Uruan de Andrade, a oferta do serviço é essencial neste momento de retomada da economia.

"A retomada da economia passa pela redução do nível de desemprego. Em um momento de crise como o que estamos vivendo, a população empregada, com poder de compra, fomenta a economia e fortalece diversos setores importantes para o desenvolvimento do Estado. E a retomada dos serviços presenciais do Sine é mais uma forma de auxiliar e orientar a população na busca pelo emprego", afirma o secretário.

A secretaria também está com uma campanha, via redes sociais, para estimular o cadastro da população no Sistema Público de Emprego. Para isso, é necessário ir até uma das unidades com os documentos de identificação civil CPF, RG, CTPS e PIS (PIS, PASEP, NIT ou NIS). Para facilitar o cadastro, é importante também ter em mãos o currículo e comprovante de residência.

Em caso de dúvidas, foi criada uma central de atendimento pelo e-mail cecap@trabalho.rj.gov.br. Desde que foi criada, em abril, a equipe de captação da secretaria recebeu e respondeu mais de mil mensagens para auxílio.

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